Instrumentos de avaliação fisiológica, psicológica e cognitiva e de experiências de vida de crianças e adolescentes órfãos
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Resumo
Objetivo: Realizar um levantamento da literatura nacional e internacional dos últimos 40 anos sobre os instrumentos de avaliação psicológica, cognitiva e fisiológica aplicados a crianças e adolescentes em condição de orfandade. Métodos: Este estudo caracteriza-se como uma revisão integrativa da literatura. Para facilitar a compreensão dos procedimentos de coleta, foi utilizado um fluxograma que organizou e apresentou os dados segundo as orientações do PRISMA. Resultados: A busca resultou em 84 artigos que oferecem um panorama das formas de avaliar diferentes aspectos da condição de orfandade, dos quais 57 foram descartados, 19 eram duplicados e oito selecionados para análise. Entre os artigos selecionados, foram encontrados 22 instrumentos concentrados nas dimensões cognitivas (3), psicológicas (14), fisiológica (1) e medição de experiencias de vida (4). Considerações finais: A realização de uma revisão integrativa da literatura sobre a repercussão psicossocial da orfandade, especialmente em relação à perda de um ou ambos os pais, apresenta relevância social e acadêmica.
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