A satisfação do usuário com diabetes na avaliação de serviços providos por farmacêuticos na Atenção Primária à Saúde de uma capital do Nordeste do Brasil

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Marta Maria de França Fonteles
Alan Rodrigues Silva
Nívia Tavares Pessoa de Souza
Lygia França de Souza
Marinara Fonseca Freire
Laila Ximenes Coelho
Paulo Sérgio Dourado Arrais
Nirla Rodrigues Romero
Ângela Maria de Souza Ponciano
Ana Paula Soares Gondim

Resumo

Objetivo: Avaliar a satisfação dos usuários com diabetes que utilizam os serviços providos por farmacêuticos na Atenção Primária à Saúde de uma capital do Nordeste do Brasil. Método: Estudo transversal, desenvolvido com 117 usuários atendidos nas farmácias polos das unidades de atenção primária à saúde, situadas em Fortaleza, Ceará. A associação entre dados sociodemográficos, uso de medicamentos e atendimento e a satisfação dos usuários foram foi testada pelo qui-quadrado de Pearson (p<0,05) e a força dessa associação pela razão de chance. Resultados: Os fatores associados à satisfação do usuário foram: atendimento nas regionais V (p=0,009) e VI (p=0,002); tipo de atendimento (p=0,010) e tempo de espera (p<0,001). A maior satisfação mostrou associação com consultas realizadas em instituição na regional V (OR[IC95%]=0,21(0,06-0,74); para atendimento clínico (OR[IC95%]=0,32(0,21-0,63), e tempo de espera de até 20 minutos (OR[IC95%]=0,20 (0,50-0,89). Conclusão: Regional, atendimento clínico e tempo de espera foram fatores intervenientes na satisfação do usuário com o serviço clínico provido por farmacêutico.

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Como Citar
FontelesM. M. de F., SilvaA. R., SouzaN. T. P. de, SouzaL. F. de, FreireM. F., CoelhoL. X., ArraisP. S. D., RomeroN. R., Ponciano Ângela M. de S., & GondimA. P. S. (2025). A satisfação do usuário com diabetes na avaliação de serviços providos por farmacêuticos na Atenção Primária à Saúde de uma capital do Nordeste do Brasil. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e19400. https://doi.org/10.25248/reas.e19400.2025
Seção
Artigos Originais

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