A satisfação do usuário com diabetes na avaliação de serviços providos por farmacêuticos na Atenção Primária à Saúde de uma capital do Nordeste do Brasil
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Resumo
Objetivo: Avaliar a satisfação dos usuários com diabetes que utilizam os serviços providos por farmacêuticos na Atenção Primária à Saúde de uma capital do Nordeste do Brasil. Método: Estudo transversal, desenvolvido com 117 usuários atendidos nas farmácias polos das unidades de atenção primária à saúde, situadas em Fortaleza, Ceará. A associação entre dados sociodemográficos, uso de medicamentos e atendimento e a satisfação dos usuários foram foi testada pelo qui-quadrado de Pearson (p<0,05) e a força dessa associação pela razão de chance. Resultados: Os fatores associados à satisfação do usuário foram: atendimento nas regionais V (p=0,009) e VI (p=0,002); tipo de atendimento (p=0,010) e tempo de espera (p<0,001). A maior satisfação mostrou associação com consultas realizadas em instituição na regional V (OR[IC95%]=0,21(0,06-0,74); para atendimento clínico (OR[IC95%]=0,32(0,21-0,63), e tempo de espera de até 20 minutos (OR[IC95%]=0,20 (0,50-0,89). Conclusão: Regional, atendimento clínico e tempo de espera foram fatores intervenientes na satisfação do usuário com o serviço clínico provido por farmacêutico.
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