Formação holística em saúde: análise do uso de práticas integrativas e complementares na educação médica

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Lucimar Maria Fossatti de Carvalho
Aníbal Lopes Guedes
Yasmin Gabriela Peixoto
Caroline da Silva Largura
Alessandra Regina Muller Germani
Vanderléia Laodete Pulga
Adriana Lima Borba de Mello
Alexandra Demamann
Débora Cristina Antoniazzi

Resumo

Objetivo: Analisar o uso de práticas integrativas e complementares (PICs) entre docentes, discentes e técnicos administrativos do curso de Medicina, sob uma visão holística. Métodos: Estudo transversal, descritivo e quantitativo com 52 participantes (82,7% alunos, 11,5% professores e 5,8% técnicos administrativos). Foram analisadas seis dimensões holísticas: autoconhecimento, autoestima, reconhecimento de emoções, resolução de conflitos, práticas holísticas e rotinas diárias com o uso do. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética. Resultados: Ansiedade foi relatada por 65%, enquanto 74,5% indicaram boa relação com amigos e familiares. Do total, 52,38% utilizam diálogo para resolver conflitos, 53,8% conhecem as PICs e 80,8% acreditam que ajudam no tratamento médico, embora apenas 26% atribuam alta importância a elas. Reiki foi citado por 13,8%, mas 32,8% não praticam nenhuma atividade, sendo a falta de tempo o principal desafio (34,28%). Entre os praticantes, 68,2% não compartilham suas práticas, embora 57,5% reconheçam benefícios no crescimento pessoal. Conclusão: Os resultados ressaltam a relevância de integrar as PICs na formação curricular dos cursos da área da saúde, promovendo uma visão integral do indivíduo e maior conectividade entre as dimensões holísticas. Pesquisas adicionais são recomendadas para consolidar as PICs como coadjuvantes eficazes no tratamento médico tradicional.

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Como Citar
CarvalhoL. M. F. de, GuedesA. L., PeixotoY. G., LarguraC. da S., GermaniA. R. M., PulgaV. L., MelloA. L. B. de, DemamannA., & AntoniazziD. C. (2025). Formação holística em saúde: análise do uso de práticas integrativas e complementares na educação médica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e19401. https://doi.org/10.25248/reas.e19401.2025
Seção
Artigos Originais

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