Formação holística em saúde: análise do uso de práticas integrativas e complementares na educação médica
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Resumo
Objetivo: Analisar o uso de práticas integrativas e complementares (PICs) entre docentes, discentes e técnicos administrativos do curso de Medicina, sob uma visão holística. Métodos: Estudo transversal, descritivo e quantitativo com 52 participantes (82,7% alunos, 11,5% professores e 5,8% técnicos administrativos). Foram analisadas seis dimensões holísticas: autoconhecimento, autoestima, reconhecimento de emoções, resolução de conflitos, práticas holísticas e rotinas diárias com o uso do. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética. Resultados: Ansiedade foi relatada por 65%, enquanto 74,5% indicaram boa relação com amigos e familiares. Do total, 52,38% utilizam diálogo para resolver conflitos, 53,8% conhecem as PICs e 80,8% acreditam que ajudam no tratamento médico, embora apenas 26% atribuam alta importância a elas. Reiki foi citado por 13,8%, mas 32,8% não praticam nenhuma atividade, sendo a falta de tempo o principal desafio (34,28%). Entre os praticantes, 68,2% não compartilham suas práticas, embora 57,5% reconheçam benefícios no crescimento pessoal. Conclusão: Os resultados ressaltam a relevância de integrar as PICs na formação curricular dos cursos da área da saúde, promovendo uma visão integral do indivíduo e maior conectividade entre as dimensões holísticas. Pesquisas adicionais são recomendadas para consolidar as PICs como coadjuvantes eficazes no tratamento médico tradicional.
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