Efeitos da introdução de videocasts assíncronos na motivação e na aprendizagem de estudantes do internato médico
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Resumo
Objetivo: Avaliar a aprendizagem e a motivação de estudantes de medicina na disciplina de oftalmologia, do internato médico, por meio da comparação entre aulas tradicionais e videocasts. Métodos: Pesquisa experimental aplicada a 35 alunos do sétimo período do curso de medicina (UNIFENAS/Alfenas/MG). Todos os alunos selecionados assistiram a mesma aula niveladora sobre o tema retinopatia diabética, antes da qual foram aplicados um questionário sociodemográfico e o Pré-Teste (PrT). Imediatamente após essa atividade, foi aplicado o Pós-Teste 1 (PsT1) para avaliação do ganho de conhecimento após a aula. Em seguida, os alunos foram aleatorizados nos Grupos GT e GV. A parte dos alunos alocada no Grupo Tradicional (GT) estudou em material regular do curso (slides, bibliografia recomendada) enquanto a outra parte, alocada no Grupo Videocast (GV), recebeu os vídeocasts. Essas intervenções, em ambos os grupos, versavam sobre a retinopatia diabética. Após 7 dias, foi aplicado um novo teste, denominado Pós-Teste 2 (PsT2), para avaliação do ganho conhecimento gerado pelo uso dos materiais regulares e videocasts, além do questionário IMMS-BRV, para mensuração da motivação dos estudantes. Resultados e discussão: Não foram observadas diferenças significativas em relação às notas do PrT e do PsT2. A motivação dos estudantes foi elevada em ambos os grupos, não apresentando diferença entre eles. Conclusão: A utilização de videocasts assíncronos na disciplina de oftalmologia, resultou em proficiência semelhante àquela obtida pela utilização dos materiais tradicionais de estudo. Alta motivação foi verificada em ambos os grupos mostrando que as duas formas de estudo poderão ser utilizadas, respeitando-se o perfil de aprendizagem de cada estudante.
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