Retenção do conhecimento entre graduandos de medicina acerca das técnicas de Primeiros Socorros em vítimas adultas

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Adriana Rocha Ravagnani Lima
Beatriz de Oliveira Ribeiro
Gabriela Galli Zini Branco
Letícia Pereira de Almeida
Luiz Gustavo Cury Cardoso

Resumo

Objetivo: Avaliar a retenção do conhecimento entre os graduandos de medicina sobre as técnicas de primeiros socorros em vítimas adultas. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo e transversal, realizado com 225 graduandos matriculados em universidades de medicina no Brasil para avaliar a retenção do conhecimento acerca das técnicas de primeiros socorros ao decorrer dos anos da graduação. Os estudantes responderam ao questionário, com perguntas divididas em cinco temas. Resultados: Identificou-se estatisticamente que os estudantes do 5º ao 8º semestre apresentaram um desempenho melhor em comparação com os alunos do 1º ao 4º semestre, sugerindo então, que o acúmulo de conhecimento e o desenvolvimento de um pensamento mais analítico ao longo do curso de medicina podem ser fatores influenciadores, o que sugere que o tempo passado desde a instrução sobre técnicas de primeiros socorros até o momento da pesquisa não foi um fator determinante. Conclusão: A análise mostra que o intervalo entre as aulas de primeiros socorros e a aplicação do questionário não é relevante, sugerindo que a retenção do conhecimento é possível independentemente do tempo transcorrido, já que uma correlação significativa entre o número de acertos dos participantes e o tempo decorrido desde a aquisição do conhecimento não foi observado.

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Como Citar
LimaA. R. R., RibeiroB. de O., BrancoG. G. Z., AlmeidaL. P. de, & CardosoL. G. C. (2024). Retenção do conhecimento entre graduandos de medicina acerca das técnicas de Primeiros Socorros em vítimas adultas. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(12), e19474. https://doi.org/10.25248/reas.e19474.2024
Seção
Artigos Originais

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