Retenção do conhecimento entre graduandos de medicina acerca das técnicas de Primeiros Socorros em vítimas adultas
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Resumo
Objetivo: Avaliar a retenção do conhecimento entre os graduandos de medicina sobre as técnicas de primeiros socorros em vítimas adultas. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo e transversal, realizado com 225 graduandos matriculados em universidades de medicina no Brasil para avaliar a retenção do conhecimento acerca das técnicas de primeiros socorros ao decorrer dos anos da graduação. Os estudantes responderam ao questionário, com perguntas divididas em cinco temas. Resultados: Identificou-se estatisticamente que os estudantes do 5º ao 8º semestre apresentaram um desempenho melhor em comparação com os alunos do 1º ao 4º semestre, sugerindo então, que o acúmulo de conhecimento e o desenvolvimento de um pensamento mais analítico ao longo do curso de medicina podem ser fatores influenciadores, o que sugere que o tempo passado desde a instrução sobre técnicas de primeiros socorros até o momento da pesquisa não foi um fator determinante. Conclusão: A análise mostra que o intervalo entre as aulas de primeiros socorros e a aplicação do questionário não é relevante, sugerindo que a retenção do conhecimento é possível independentemente do tempo transcorrido, já que uma correlação significativa entre o número de acertos dos participantes e o tempo decorrido desde a aquisição do conhecimento não foi observado.
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