Efeitos da introdução de videoaulas assíncronas na motivação e na aprendizagem dos estudantes da disciplina de bases da técnica cirúrgica

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Rommel de Sousa Carneiro
Fabio Pizzamiglio Vieira
Denise da Silveira Lemos
Aline Bruna Martins Vaz
Daniela Almeida Freitas
Aloísio Cardoso Júnior

Resumo

Objetivo: Avaliar o uso de videoaulas assíncronas na disciplina Bases da Técnica Cirúrgica (BTC) em comparação à metodologia tradicional, na motivação e aprendizagem dos estudantes. Métodos: Alunos de medicina foram divididos em 2 grupos: o Grupo de Intervenção recebeu acesso a videoaulas e material didático padrão da disciplina  e o Grupo Controle só recebeu o material didático padrão. A pesquisa foi dividida em 3 partes: Pré-Teste, que avaliou o conhecimento prévio dos alunos; Pós-Teste (1) realizado imediatamente após a aula tradicional da disciplina; e Pós-Teste (2) realizado após 14 dias do início da intervenção. Para avaliação da motivação dos estudantes, foi adotado o questionário Instructional Materials Motivation Survey, versão validada no Brasil (IMMS-BRV). Resultados: A motivação foi elevada em ambos os grupos. Especificamente, nas dimensões da motivação “Atenção” e “Expectativa” foi observado diferença estatisticamente significativa entre os alunos de até 21 anos. As notas permaneceram altas em todas as fases do estudo. Conclusão: As videoaulas assíncronas são recursos modernos e motivadores, especialmente para estudantes mais jovens, sendo que elas podem ser agregadas a disciplina de BTC como uma ferramenta facilmente acessadas pelos acadêmicos em momentos pertinentes da rotina de estudo, ampliando sua aplicabilidade e gerando retenção de conhecimento.

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Como Citar
CarneiroR. de S., VieiraF. P., LemosD. da S., VazA. B. M., FreitasD. A., & Cardoso JúniorA. (2024). Efeitos da introdução de videoaulas assíncronas na motivação e na aprendizagem dos estudantes da disciplina de bases da técnica cirúrgica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(12), e19522. https://doi.org/10.25248/reas.e19522.2024
Seção
Artigos Originais

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