Tecnologia educacional para terapeutas ocupacionais aplicada a pessoa idosa na Atenção Primária à Saúde
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Apresentar o processo de construção e validação do conteúdo de uma Tecnologia Educacional elaborada para uso na prática do Terapeuta Ocupacional na saúde do idoso no contexto do Sistema Único de Saúde. Métodos: Estudo metodológico, descritivo e exploratório de abordagem mista, dividido nas seguintes etapas: 1: Revisão Integrativa de Literatura, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, 2: Construção textual e designer da Tecnologia na plataforma Canva Pro, realizada a partir dos dados da revisão somados às experiências práticas em uma residência multiprofissional, e 3: Validação de conteúdo do Guia, através de 9 juízas especialistas na área da saúde. Resultados: A revisão ocorreu entre fevereiro a junho de 2024, obtendo-se total de 268 artigos, que após etapas de avaliação, seleção e elegibilidade resultaram em 14 artigos finais. A Tecnologia obteve 34 páginas organizadas em sequenciamento lógico em cinco domínios: Fundamentação Teórica; Seguimentos de Atuação; Modalidades de Atendimento; Tipos de Intervenção e Instrumentos de Avaliação. A validação obteve êxito na primeira rodada, atingindo Índice de validade de conteúdo final de 90,54%. Conclusão: A validação deste guia visou oferecer uma Tecnologia Educacional qualificada para apoiar o processo de trabalho dos Terapeutas Ocupacionais na promoção da saúde de pessoas idosas na Atenção Primária.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BRASIL. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde do Ministério da Saúde. 2009. Disponível em:https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/educacao-e-pesquisa/qualificacao-profissional-em-vigilancia-sanitaria/politica-nacional-de-educacao-permanente-em-saude.pdf/view.Acessado em: 19 de novembro de 2024.
3. BRASIL. Portaria nº. 2.436 de 21 de setembro de 2017 do Ministério da Saúde. 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html. Acessado em: 19 de novembro de 2024.
4. BARRA DCC, et al. Métodos para desenvolvimento de aplicativos móveis em saúde: revisão integrativa da literatura. Revista Texto & contexto Enfermagem, 2017: 26(4).
5. CACIANO KRPS, et al. Construção e validação de tecnologia educativa para paciente no pré-operatório imediato de cirurgias eletivas. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2023; 23(7): e12365.
6. DANTAS HLL, et al. Como elaborar uma revisão integrativa: sistematização do método científico. Revista Científica de Enfermagem, 2022; 12(37): 334-345.
7. FERREIRA DS, et al. Validação de conteúdo de uma tecnologia educacional sobre saúde do homem. Revista Baiana de Enfermagem, 2020; 34: 36344.
8. GALVÃO RO, et al. Guia ilustrado para mediar educação em saúde com pessoas após o acidente vascular cerebral: construção e validação de conteúdo. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020;12(11): e4450.
9. GUARDA D, et al. Validação de instrumento de avaliação da metodologia ativa de sala de aula invertida. Educação e pesquisa, 2023; 49.
10. MEDEIROS RKS, et al. Modelo de validação de conteúdo de Pasquali nas pesquisas em Enfermagem. Revista de Enfermagem Referência, 2015; 4(4): 127-135.
11. MENDES KS et AL. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto-enfermagem, 2008; 17: 758-764.
12. NASCIMENTO MHM, TEIXEIRA E. Tecnologia educacional para mediar o acolhimento de “familiares cangurus” em unidade neonatal. Revista Brasileira de Enfermagem, 2018; 71: 1290-1297.
13. ORGANIZAÇÃO PAN-MERICANA DA SAÚDE. OPAS. Envelhecimento Saudável. 2021. Disponível em: https://www.paho.org/pt/envelhecimento-saudavel. Acessado: 18 de dezembro de 2024.
14. PASQUALI L. Psicometria. Revista da Escola de Enfermagem USP, 2009; 43(esp): 992-999.
15. PAVINATI G, et al. Tecnologias educacionais para o desenvolvimento de educação na saúde: uma revisão integrativa. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, 2022; 26(3): 328-349.
16. PINTO ISP, et al. Guia educativo de apoio a familiares e cuidadores de idosos com Alzheimer: validação de conteúdo. Revista Brasileira de Enfermagem, 2021; 35: e42533.
17. SANTOS AMD,et al. Validação de Tecnologias Educacionais na Área da Saúde: uma Revisão de Escopo: Una Revisión de Alcance. EaD em Foco, 2024; 14(1): e2091.
18. SCHNEIDER LR, et al. Prática Baseada em Evidências e a análise sociocultural na Atenção Primária. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 2020; 30(2): e300232.
19. SILVA BEM, et al.Terapia Ocupacional e saúde do idoso na atenção primária à saúde:uma revisão integrativa da literatura. Revisbrato, 2022; 993-1007.
20. SOUZA ACC, et al.Desenvolvimentodeinstrumentoparavalidaraparênciadetecnologiaeducacional em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, 2020; 73: e20190559.
21. MARTINS EA, PALMA KAXAP. Desempenho Ocupacional de idosos atendidos em ambulatório de Terapia Ocupacional. Experiência. Revista Científica de Extensão, 2023; 9(2): 24-49.
22. LEITÃO ASC, et al. Guia da Dinâmica do Betinho para educação em saúde no Diabetes Mellitus Tipo 1. Revista de Enfermagem da UFSM, 2024;14: e18-e18.
23. WILD CF, et al. Validação de cartilha educativa: uma tecnologia educacional na prevenção da dengue Revista Brasileira de Enfermagem REBEn, 2019; 72(5).