Medicina em ação: relato de experiência de alunos na linha de frente contra o bullying

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Andrey Gonçalves Emidio
Andreza Moreira Ribeiro Lins
Beatriz Martins da Silva
Eloisa Laís Silva
Enzo Martins Dias Gundim
Erika Simão Couto
Patricia Domingos Noro Martins da Silva

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de uma intervenção educativa voltada para a conscientização sobre bullying, realizada por estudantes de Medicina em 2024 com crianças do Ensino Fundamental. Relato de experiência: A ação de Educação em Saúde foi implementada em uma escola, utilizando o teatro de fantoches para transmitir o tema de forma lúdica e acessível a alunos de 6 a 8 anos. O enredo abordava a temática do bullying, onde os personagens João e Maria confrontavam o agressor Pedro, ensinando respeito e empatia. As crianças demonstraram engajamento ativo durante a atividade e entendimento sobre a mensagem transmitida, segundo avaliação dos acadêmicos e professores. Essa participação reforça a eficácia de métodos lúdicos para ensinar valores de cidadania e saúde. Considerações finais: A atividade evidenciou a relevância da prática para o desenvolvimento de habilidades comunicativas e empáticas nos futuros médicos. Iniciativas assim contribuem para a redução de problemas sociais e de saúde ao promoverem uma cultura de paz e aliviarem demandas no Sistema Único de Saúde.

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Como Citar
EmidioA. G., LinsA. M. R., SilvaB. M. da, SilvaE. L., GundimE. M. D., CoutoE. S., & SilvaP. D. N. M. da. (2025). Medicina em ação: relato de experiência de alunos na linha de frente contra o bullying. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e19667. https://doi.org/10.25248/reas.e19667.2025
Seção
Relatos de Experiência

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