A relação entre a parentalidade e a ansiedade social na adolescência

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José Luiz Miguel Silva Grasa
Giovanna Ester Araujo de Carmo
Cesar Filipe da Silva Oliveira
Aline Angélica Pedrosa Campello

Resumo

Objetivo: Mapear a literatura científica sobre a parentalidade como fator no desenvolvimento e gênese da ansiedade social em adolescentes. Métodos: A revisão seguiu a metodologia do Joanna Briggs Institute (JBI) para revisões de escopo, adotando critérios de elegibilidade que incluíram estudos focados em parentalidade e ansiedade social em adolescentes. A extração de dados foi realizada em bases como PubMed, Medline, ScienceDirect, Index de Psicologia e LILACS. Resultados: Foram identificados 209 artigos, dos quais 13 foram selecionados para análise final. Os dados indicaram que a parentalidade pode atuar como fator de risco ou proteção no desenvolvimento da ansiedade social. Em especial, comportamentos hostis, negligentes ou de controle excessivo foram apontados como fatores que aumentam a predisposição e o risco para ansiedade social e sofrimento. Este estudo levantou fatores como temperamento, predisposição genética, histórico de saúde mental dos pais, percepções parentais sobre os filhos, diferenças de parentalidade conforme o gênero dos filhos, vivências adversas na infância, entre outros elementos. Considerações finais: O estudo destaca a diversidade sociocultural e a identificação de múltiplos fatores associados à parentalidade, ainda, como limitação, aponta-se a escassez de literatura, em especial nacional, sobre o tema.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GrasaJ. L. M. S., CarmoG. E. A. de, OliveiraC. F. da S., & CampelloA. A. P. (2025). A relação entre a parentalidade e a ansiedade social na adolescência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e19677. https://doi.org/10.25248/reas.e19677.2025
Seção
Artigos Originais

Referências

1. ALMEIDA JMM, et al. Protocolo de Revisão de Escopo: um estudo de sistematização do conhecimento no contexto da Hanseníase. FRC: Front. Repr. Conh., 2021; 1(2): 159-170,
2. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Desk reference to the diagnostic criteria from DSM-5-TR (TM).2022. Acessado em: 15 de outubro de 2024.
3. JBI Manual for Evidence Synthesis. JBI, 2024. Acessado em: 10 de outubro de 2024.
4. BASILI E,et al. Maternal and paternal psychological control and adolescents’ negative adjustment:A dyadic longitudinal study in three countries. PLoS ONE, 2021; 16(5): e0251437.
5. CHONG-WEN W, et al. Mediating effects of self-esteem on the relationship between mindful parenting and social anxiety level in Chinese adolescents. Medicine, 2022; 101(49): e32103.
6. CHUBAR V, et al. Gene–environment interaction: New insights into perceived parenting and social anxiety among adolescents. European Psychiatry, 2020; 63: 1.
7. CURHAN AL, et al. Informant discrepancies in internalizing and externalizing symptoms in an at-risk sample:The role of parenting and school engagement. J Youth Adolesc, 2020; 311–322.
8. DUARTE INTM. Parentalidade e comportamentos de risco na adolescência. Instituto Universitário (ISPA), 2022.
9. GAO D, et al. Early adolescent social anxiety: Differential associations for fathers’ and mothers’ psychologically controlling and autonomy-supportive parenting.Journal of Youth and Adolescence, 2023; 51(9): 1858–1871.
10. ISELIN AMR, et al. Pathways from maternal harsh discipline through rumination to anxiety and depression symptoms:Gender and normativeness of harsh discipline as moderators. Research on Child and Adolescent Psychopathology, 2022; 50(10): 1313–1326.
11. LARRUCEA-IRURETAGOYENA M e ORUE I. The mediating role of mindful parenting in the relationship between parental anxiety and youth's emotional and behavioral difficulties. Journal of Youth and Adolescence, 2023; 52(7): 1471–1480.
12. LEUNG JTY. Overparenting, parent-child conflict and anxiety among Chinese adolescents:A cross-lagged panel study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 2021; 18(22): 11887.
13. LORENZO NE, et al. Bidirectional and interactive effects of child temperament and parenting in early childhood on the trajectory of social anxiety in adolescence. Depression and Anxiety, 2021.
14. MATTOS SM, et al. Scoping protocol review:PRISMA-ScR guide refinement. Rev Enferm UFPI, 2023; 12(1): 5.
15. MEDEIROS PCS, et al. Puberdade precoce e as consequências emocionais no desenvolvimento infantil. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(4): e7127.
16. MONTEIRO ACB. Ansiedade financeira, estilos parentais e memórias de parentalidade: relação com o comportamento externalizante em filhos adolescentes. Universidade Católica Portuguesa, 2023.
17. RIBEIRO V e FERRAZ T. Parentalidade: estilos parentais e sofrimento socioemocional. Cadernos de Psicologia, 2023; 4(8): 5.
18. SOUZA KMR, et al. Relações entre parentalidade e o transtorno de ansiedade social: uma revisão sistemática. Revista Valore, 2023; 8: e-8036.
19. SUAREZ GL, et al. Examining a developmental pathway from early behavioral inhibition to emotion regulation and social anxiety: The moderating role of parenting. Developmental Psychology, 2021; 57(8): 1261–1273.
20. WANG Y, et al. The association of different parenting styles among depressed parents and their offspring’s depression and anxiety: A cross-sectional study. BMC Psychiatry, 2021; 21(1): 1–10.
21. WOODY ML, et al. Displays of negative facial affect during parent-adolescent conflict and the bidirectional transmission of social anxiety. Journal of Child Psychology and Psychiatry, and Allied Disciplines, 2022; 63(8): 846–854.
22. WATTANATCHARIYA A, et al. The relationship between parental adverse childhood experiences and parenting behaviors. Acta Psychologica, 2024; 243: 104166.