Saúde mental no ensino superior: o papel do acolhimento socioemocional na adaptação à vida acadêmica

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Adriana Cristina Madalena Prudencio
Ana Cristina Vidigal Soeiro

Resumo

Objetivo: Discutir os desafios enfrentados pelos estudantes no ingresso à universidade e destacar o papel do acolhimento socioemocional na promoção da saúde mental e na adaptação à vida acadêmica. Revisão bibliográfica: A transição para o ensino superior é frequentemente acompanhada por uma sobrecarga de demandas acadêmicas e mudanças emocionais, que podem afetar o bem-estar dos estudantes. Nesse contexto, iniciativas de suporte socioemocional têm se mostrado eficazes na redução de fatores de risco, como estresse, depressão e ansiedade, além de promoverem um ambiente mais propício ao aprendizado e ao desenvolvimento integral dos estudantes. A implementação de políticas e práticas que priorizem o acolhimento socioemocional nas instituições de ensino superior é, portanto, essencial para melhorar tanto o desempenho acadêmico quanto a qualidade de vida dos estudantes. Considerações finais: O fortalecimento das redes de suporte e o incentivo ao desenvolvimento de competências emocionais são fundamentais para a construção de uma experiência universitária equilibrada e produtiva, que não apenas favoreça a adaptação ao ensino superior, mas também promova o bem-estar físico e emocional dos estudantes.

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Como Citar
PrudencioA. C. M., & SoeiroA. C. V. (2025). Saúde mental no ensino superior: o papel do acolhimento socioemocional na adaptação à vida acadêmica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e19739. https://doi.org/10.25248/reas.e19739.2025
Seção
Revisão Bibliográfica

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