Ensino de oftalmologia na graduação de cursos de medicina

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Epaminondas de Souza Mendes Junior
Márcio Costa de Souza
Eduardo Ferrari Marback
Aquiles Assunção Camelier

Resumo

Objetivo: Comparar os planos de ensinos (PE) de três Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado da Bahia entre si e com as Diretrizes do Conselho Internacional de Oftalmologia (CIO). Métodos: Foram selecionados os PE da disciplina de oftalmologia no curso graduação em medicina em três IES no ano de 2021, sendo uma instituição de ensino privada, uma de ensino estadual e uma de ensino federal. Resultados: Essa análise documental permitiu observar que a carga horária do curso foi compatível com a sugerida pelo CIO em duas das três Instituições avaliadas, além de nos permitir afirmar que os conteúdos propostos pelo CIO não são totalmente abordados, não garantindo que as competências sejam totalmente adquiridas pelos alunos dessas IES. Conclusão: Concluímos que existe um risco para os discentes não adquirem as mínimas competências em Oftalmologia para um médico generalista o que pode resultar na não aquisição das habilidades minimamente necessárias.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Mendes JuniorE. de S., SouzaM. C. de, MarbackE. F., & CamelierA. A. (2025). Ensino de oftalmologia na graduação de cursos de medicina. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25(5), e19916. https://doi.org/10.25248/reas.e19916.2025
Seção
Artigos Originais

Referências

1. ABREU AMA, et al. Conhecimento dos alunos de Medicina sobre Oftalmologia. Rev Bras Educ Med. 2019;43(3):100-9.

2. ALSELAIMY RM, ALBALAWI HB. Undergraduate Ophthalmology Teaching in Saudi Arabia: Assessment, Analysis, and Comparisons. Adv Med Educ Pract. 2021; 12: 1457-1464.

3. ARAÚJO RF DE A, et al. A contribuição na disseminação do conhecimento de Oftalmologia da primeira Liga Acadêmica de Belo Horizonte: um relato de experiência. Medicina (Ribeirão Preto). 2019;52(4):329-37.

4. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014. Available from:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192

5. CAMPOS E. História da Oftalmologia – Os primeiros Oftalmologistas do Brasil. Arq Bras Oftalmol. 1998;61(4):486-93.

6. CHAMON W, SCHOR P. Teaching ophthalmology to the medical student: a novel approach. Arq Bras Oftalmol. 2012;75(1):5-7.

7. ESPÍNDOLA RF, et al. Análise dos conhecimentos básicos sobre urgências oftalmológicas em plantonistas não-oftalmologistas. Arq Bras Oftalmol. 2006;69(1):11-15.

8. EZE BI, et al. Assessing the knowledge and skills in clinical ophthalmology of medical interns: survey results from enugu, South-eastern Nigeria. Middle East Afr J Ophthalmol. 2012 Jan;19(1):135-40.

9. FAN JC, et al. Teaching of ophthalmology in undergraduate curricula: a survey of Australasian and Asian medical schools. Clin Exp Ophthalmol. 2007;35(4):310-7.

10. GINGUERRA MA, et al. Aspectos do ensino de graduação em oftalmologia. Arq Bras Oftalmol.1998;61(5): 546-50.

11. GOSTMIR M, et al. Status of Canadian undergraduate medical education in ophthalmology. Can J Ophthalmol. 2018;53(5):474-9.

12. GRAUBART EB, et al. Ophthalmology Objectives for Medical Students: Revisiting What Every Graduating Medical Student Should Know. Ophthalmology. 2018 Dec;125(12):1842-1843.

13. HAN LSM, OGBUEHI KC. Focus on undergraduate ophthalmology teaching, survey of final year medical students in a New Zealand medical school.Clin Exp Ophthalmol. 2020;48(7):1001-2.

14. INTERNATIONAL TASK FORCE ON OPTHALMIC EDUCATION OF MEDICAL STUDENTS, INTERNATIONAL COUNCIL OF OPTHALMOLOGY. Principles and guidelines of a curriculum for ophthalmic education of medical students. Klin Monbl Augenheilkd. 2006;223 Suppl 5:S1-S19.

15. KARA-JOSÉ AC, et al. Ensino extracurricular em Oftalmologia: grupos de estudos / ligas de alunos de graduação. Rev Bras Educ Med. 2007; 31(2):166-72.

16. LOPES FILHO JB, et al. Avaliação dos conhecimentos oftalmológicos básicos em estudantes de Medicina da Universidade Federal do Piauí. Rev Bras Oftalmol. 2011;70(1):27-31.

17. MARBACK RL. História da Clínica Oftalmológica da Faculdade de Medicina da UFBA. Gazeta Medica da Bahia. 2007;77(2)223-8.

18. MCBRIDE G, CANTILLON P. How do undergraduate medical students learn ophthalmology in a clinical environment?. British and Irish Orthoptic Journal. 2016;13:40-4.

19. MOTTOW-LIPPA L. Ophthalmology in the medical school curriculum: reestablishing our value and effecting change. Ophthalmology. 2009;116(7):1235-6, 1236.e1.

20. MOXON NR, et al. The State of Ophthalmology Medical Student Education in the United States: An Update. Ophthalmology. 2020 Nov;127(11):1451-1453.

21. OTTAIANO JAA, et al. As condições de saúde ocular no Brasil. Conselho Brasileiro de Oftalmologia. 2019. São Paulo, SP. Available from: https://www.cbo.com.br/novo/publicacoes/condicoes_saude_ocular_brasil2019.pdf.

22. QUILLEN DA, et al. Medical student education in ophthalmology: crisis and opportunity. Ophthalmology. 2005;112(11):1867-8.