Desafios na utilização de Teleconsultorias no Serviço de Atenção Primária à Saúde de municípios remotos da microrregião de Januária, Norte de Minas Gerais, Brasil
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Descrever os aspectos positivos e negativos na implementação do Sistema de Teleconsultorias do serviço de APS de municípios remotos localizados na microrregião de Januária, Norte de Minas Gerais, Brasil. Método: Estudo exploratório descritivo, prospectivo e qualitativo. Foi aplicado um questionário estruturado, com roteiro previamente estabelecido, a 42 profissionais de saúde que atuam em equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal. Resultados: Ser um sistema de baixa complexidade e de grande utilidade foi o principal aspecto positivo relatado pela maioria dos profissionais, além de considerar que a Teleconsultoria é benéfica para os pacientes, reduzindo o número de encaminhamentos desnecessários. Os aspectos negativos encontrados estão relacionados à falta de treinamento para uso do sistema, rotatividade profissional, problemas com a estrutura física/conectividade e pouco interesse por parte dos profissionais. Conclusão: Espera-se que os resultados aqui apresentados contribuam para a difusão da Teleconsultoria como mecanismo de apoio tecnológico aos serviços de saúde do país.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.