Avaliação do conhecimento e percepção de estudantes de Enfermagem sobre o atendimento a vítimas de queimaduras
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Resumo
Objetivo: Avaliar o conhecimento e a percepção de estudantes de Enfermagem sobre o atendimento a vítimas de queimaduras. Métodos: Realizou-se uma pesquisa qualitativa de com 30 acadêmicos, que analisaram um estudo de caso fictício e responderam a um questionário semiestruturado. Os dados foram tratados por meio do software IRAMUTEQ, utilizando ferramentas como nuvens de palavras para a análise textual. Resultados: Os achados revelaram deficiências significativas no preparo dos estudantes, especialmente na correta identificação dos graus de queimaduras e na execução adequada dos protocolos de primeiros socorros voltados para vítimas de queimaduras. A maioria dos participantes destacou a necessidade urgente de incorporar aulas práticas e simulações ao currículo, visando aprimorar a formação acadêmica e promover maior segurança no atendimento. Conclusão: O ensino sobre queimaduras deve ser ampliado, com foco em atividades práticas, a fim de fortalecer as competências dos futuros Enfermeiros para o atendimento eficaz de vítimas de queimaduras, considerando a relevância desse tema na prática profissional e na qualidade do cuidado prestado.
Palavras-chave: Queimaduras, Enfermagem, Primeiros Socorros, Educação em Enfermagem.
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