O uso da metodologia ativa entre os estudantes de medicina na monitoria de anatomia humana para o raciocínio clínico
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Discorrer sobre o uso da metodologia ativa em uma monitoria de anatomia humana no curso de medicina. Relato de experiência: São essencialmente utilizadas metodologias ativas na sala de aula, como aula expositiva dialogada, além de que também as estratégias ativas como a sala de aula invertida, discussões de casos clínicos, seminários, dinâmicas e jogos lúdicos para fechamento de assunto. Considerações finais: A disciplina Anatomia Humana é naturalmente estereotipada, por muitos alunos, como difícil, por ser totalmente nova e rica em detalhes. A monitoria, sendo uma fonte de auxílio acadêmico para alunos de graduação, agrega no currículo do monitor e no aprendizado dos estudantes. Nesse contexto, a importância de se falar sobre as vantagens da monitoria acadêmica está no fato de que elas não são observadas com tanta clareza como outras atividades universitárias. Dessa forma, é essencial explorar os benefícios dessa atividade extracurricular para a formação superior e, consequentemente, tornar menos escassos os estudos sobre a temática.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ANDRADE EGR, et al. Contribution of academic tutoring for the teaching-learning process in Nursing undergraduate studies. Rev Bras Enferm, 2018; 71(4): 1596-603.
3. ASLAN B e ÖCAL S. A Case Study on Mentoring in a Teacher Development Program. Journal of Education and Future, 2012; 2: 31-48.
4. BARROS AVV, et al. Contribuições proporcionadas pela monitoria de anatomia humana à aprendizagem discente. Brazilian Journal of Development, 2020; 6(7): 51754–51761.
5. BOTELHO LV, et al. Academic monitorship and professional training in health: an integrative review. ABCS Health Sciences, 2019; 44(1): 67-74.
6. BRITO LS, et al. Experiência de discentes de enfermagem em metodologias ativas na atividade de ensino docente. Revista Baiana de Enfermagem, 2017; 31: 3.
7. CARLOS LBM, et al. Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa. Brazilian Journal of Development, 2021; 7(9): 90030-90047.
8. COLARES KTP e OLIVEIRA W. Metodologias Ativas na formação profissional em saúde: uma revisão. Revista Sustinere, 2018; 6(2): 300-320.
9. DINIZ J, et al. A Evolução histórica do estudo da anatomia: uma revisão bibliográfica. Revista de Saúde, 2022; 13(1): 6–8.
10. FALLATAH HI, et al. Mentoring clinical-year medical students: factors contributing to effective mentoring. Journal of Medical Education and Curricular Development, 2018; 5.
11. FARIA BCD e AMARAL CD. O uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em pediatria: uma revisão narrativa. Rev bras educ med, 2021; 45(2): 76.
12. FREI E, et al. Mentoring programs for medical students--a review of the PubMed literature 2000-2008. BMC Medical Education, 2010; 10(1): 32.
13. FRISON LMG. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-posições, 2016; 27(1): 133-153.
14. GUSC J VAN VEEN-DIRKS P. Accounting for sustainability: an active learning assignment. International Journal of Sustainability in Higher Education, 2017; 18(3): 329–340.
15. JUNIOR AB, et al. Monitores no processo ensino e aprendizagem: avaliação da tríade envolvida. EDUCA -Revista Multidisciplinar em Educação, 2018; 5(10): 149-164.
16. MATTOS MP. Metodologias ativas auxiliando no aprendizado ciências morfofuncionais numa perspectiva: um relato de experiência. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, 2017; 16(2): 146.
17. NASCIMENTO JT, et al. Monitoria como espaço de iniciação à docência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(2): 5577.
18. SÁ EFD, et al. As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes. Rev Bras Educ., 2017; 22(70): 625–50.
19. SAMBUNJAK D, et al. Mentoring in Academic Medicine: A Systematic Review. JAMA, 2006; 296(9): 1103-1115.
20. SANTOS GM e BATISTA SHSS. Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículo interprofissional em saúde. ABCS Health Sciences, 2015; 40(03): 203-207.
21. SEABRA SD, et al. Metodologias ativas como instrumento de formação acadêmica e científica no ensino em ciências do movimento. Educação E Pesquisa, 2023; 49: 255299.
22. SILVA ER, et al. Monitoria na Graduação: é acontecer com o possível em um curso de tempo integral? Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 2023; 12(8): 9112842926.
23. SOUZA JPN e OLIVEIRA S. Monitoria acadêmica: uma formação docente para discentes. Revista Brasileira de Educação Médica, 2023; 47: 4.
24. SOUZA JPN. Tendências investigativas contemporâneas no ensino-aprendizagem de anatomia humana no Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, 2024; 48(02): 55.