O uso da metodologia ativa entre os estudantes de medicina na monitoria de anatomia humana para o raciocínio clínico

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Lucas da Silva Vinagre
Bruno Patricio dos Santos Oliveira
Lucas Guimarães Dias
Arthur Luiz Machado Meireles
Gabriel dos Santos Lobato
Maria Carolina Pena Ferreira Moraes
Gabriel César Jesus de Menezes
Italo Rangel Soares Waughan
Ayanne Castro de Miranda
Roseane Borner de Oliveira

Resumo

Objetivo: Discorrer sobre o uso da metodologia ativa em uma monitoria de anatomia humana no curso de medicina. Relato de experiência: São essencialmente utilizadas metodologias ativas na sala de aula, como aula expositiva dialogada, além de que também as estratégias  ativas como a sala de aula invertida, discussões de casos clínicos, seminários, dinâmicas e jogos lúdicos para fechamento de assunto. Considerações finais: A disciplina Anatomia Humana é naturalmente estereotipada, por muitos alunos, como difícil, por ser totalmente nova e rica em detalhes. A monitoria, sendo uma fonte de auxílio acadêmico para alunos de graduação, agrega no currículo do monitor e no aprendizado dos estudantes. Nesse contexto, a importância de se falar sobre as vantagens da monitoria acadêmica está no fato de que elas não são observadas com tanta clareza como outras atividades universitárias. Dessa forma, é essencial explorar os benefícios dessa atividade extracurricular para a formação superior e, consequentemente, tornar menos escassos os estudos sobre a temática.  

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Como Citar
VinagreL. da S., OliveiraB. P. dos S., DiasL. G., MeirelesA. L. M., LobatoG. dos S., MoraesM. C. P. F., MenezesG. C. J. de, WaughanI. R. S., MirandaA. C. de, & OliveiraR. B. de. (2025). O uso da metodologia ativa entre os estudantes de medicina na monitoria de anatomia humana para o raciocínio clínico. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25(5), e20092. https://doi.org/10.25248/reas.e20092.2025
Seção
Relatos de Experiência

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