Effective communication between nurses in care transitions

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Thayse Mota Alves
Betânia da Mata Ribeiro Gomes
Flavia Alves Delgado
Luana Maria Almeida de Santana
Josivan Soares Alves Júnior
Débora Regina Alves Raposo
Cosme Michael Santos Farias

Resumo

Objetivo: Mapear o conhecimento científico sobre a comunicação eficaz entre enfermeiros durante a transição do cuidado entre serviços de urgência e emergência. Método: Trata-se de uma revisão de escopo, utilizando o referencial teórico-metodológico do Joanna Briggs Institute (JBI), que incluiu oito artigos. Esses artigos foram analisados ​​sobre os métodos utilizados para comunicação entre enfermeiros durante a transição do atendimento ao paciente entre os serviços pré-hospitalares móveis e a unidade fixa de atendimento de urgência e emergência, que se dedicavam ao cuidado de fato transicional, por meio da apresentação e/ou implementação de ferramentas de comunicação, indicação de características essenciais durante o processo de passagem do caso e a perspectiva dos profissionais envolvidos na transição e lacunas de conhecimento. Resultados: A comunicação segura para a transição que se dedicou ao cuidado transicional real, através da apresentação e/ou implementação foram ferramentas de comunicação, indicação de características indispensáveis ​​durante o processo de passagem do caso e a perspectiva dos profissionais envolvidos na transição. Considerações Finais: Estudos futuros com desenhos mais robustos são necessários para melhorar a prevenção de falhas e omissões com um conhecimento profundo de suas origens. Investigar fontes de falhas relacionadas ao sistema no contexto emergencial, como cansaço excessivo no trabalho, ritmo acelerado, horas extras, alta rotatividade de pessoal, entre outros, para melhorar a qualidade da comunicação.

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Como Citar
AlvesT. M., GomesB. da M. R., DelgadoF. A., SantanaL. M. A. de, Alves JúniorJ. S., RaposoD. R. A., & FariasC. M. S. (2025). Effective communication between nurses in care transitions. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e20123. https://doi.org/10.25248/reas.e20123.2025
Seção
Revisão Bibliográfica

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