Análise retrospectiva do tratamento de sarcomas de partes moles em um hospital de Maringá-PR de 2016 a 2020

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ayana Heloise Yamaoto
Jordão Francisco da Silva Junior
Aaron Vinicius Yamaoto

Resumo

Objetivo: Evidenciar informações sobre os casos cirúrgicos de Sarcoma de Partes Moles (SPM) tratados em um hospital de referência oncológica na cidade de Maringá-PR, avaliando taxas de incidência por gênero, idade, tipos histológicos, locais de acometimento mais frequentes, análise de sobrevida, casos de recidiva e metástase. Métodos: Foram analisados pacientes tratados cirurgicamente para SPC, os dados encontrados foram coletados de prontuários no banco de dados do Hospital do Câncer de Maringá e registrados no banco de dados do Microsoft Excel. Resultados: A mostra apresentou os tipos histológicos mais frequentes lipossarcoma (27,27%) e leiomiossarcoma (15,15%). Acometendo principalmente membro inferior (24,28%) e retroperitônio (21,42%). A maioria possuía um alto grau histológico (64%), e grau III da FNLCC (51,52%) sendo o tamanho médio desses tumores igual a 7,72 centímetros. A maioria dos pacientes foram tratados com cirurgia isolada (39,39%) alçando um status geral de pacientes vivos sem doença de 66,67% e menos da metade dos pacientes metastáticos (42%) vieram a óbito. Conclusão: Os resultados encontrados vão de acordo com os dados da literatura, e ainda, evidencia uma menor taxa de óbito e uma maior efetividade no tratamento quando comparado a outros estudos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
YamaotoA. H., Silva JuniorJ. F. da, & YamaotoA. V. (2025). Análise retrospectiva do tratamento de sarcomas de partes moles em um hospital de Maringá-PR de 2016 a 2020. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25(5), e20145. https://doi.org/10.25248/reas.e20145.2025
Seção
Artigos Originais

Referências

1. ADEMAR LOPES. Sarcomas de partes moles. Medsi. Rio De Janeiro, 1999.

2. ALVES LIMA D. Elaboração de protocolo de atendimento multidisciplinar a pacientes com sarcomas de partes moles do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas. Tese de mestrado (Mestra em Ciências na área de Oncologia). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.

3. SOUZA ACS. Papel do Receptor Lgr5 no Prognóstico e na Biologia de Sarcomas de Partes Moles. Tese de doutorado (Doutora em Ciências). Fundação Antônio Prudente, 2022.

4. CASANOVA J e FERNANDES I. Sarcoma dos Tecidos Moles Abordagem, Diagnóstico e Terapêutica. Grupo Português de Estudos de Sarcomas, 2019.

5. CONYERS R, et al. Lipossarcoma: genética molecular e terapêutica. Sarcoma, 2011.

6. CRAGO AM e BRENNAN MF. Princípios no tratamento do sarcoma de tecido mole. Adv Surg, 2015; 49(1): 107-122.

7. FERRARI A, et al. Sarcoma de tecidos moles em todas as faixas etárias: um estudo populacional do banco de dados Surveillance Epidemiology and End Results. Pediatric Blood e Cancer, 2011; 57.

8. GRONCHI A, et al. Estado das margens cirúrgicas e prognóstico em sarcomas de partes moles de extremidades em adultos: uma série de pacientes tratados em uma única instituição. Journal of Clinical Oncology, 2005; 23(1): 96-104.

9. INCA. Instituto Nacional de Câncer. Atlas On-line de Mortalidade. INCA, 2020.

10. NIJHUIS PH, et al. Aspectos epidemiológicos dos sarcomas de tecidos moles (STS) - consequências para o desenho de ensaios clínicos de STS. European Journal of Cancer, Oxford, 1999; 35(12): 1705-1710.

11. NUNES GA, et al. Sarcomas de partes moles: experiência cirúrgica de cinco anos em hospital escola. Revista HCPA. Porto Alegre, 2012; 32.

12. OMS. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Estratégia global e plano de ação sobre envelhecimento e saúde. 2017. Acesso em: https ://www.who.int/publications/i/item/9789241513500.

13. HOFF GMP. Tratado de Oncologia. Athene. São Paulo, 2012.

14. SCHWAB JH, et al. Metástases esqueléticas em lipossarcoma mixoide: um padrão incomum de disseminação distante. Ann Surg Oncol. 2007.

15. SHIDHAM VB, et al.Tumores benignos e malignos de tecidos moles. MedScape, 2006.

16. SILVA MO, et al. Sarcoma de alto grau de partes moles em membros inferiores – Diagnóstico pela ressonância magnética: relato de caso. Diagnóstico e Tratamento, 2022.

17. STOJADINOVIC A, et al. Sarcoma primário de tecidos moles em adultos: influência dependente do tempo de variáveis prognósticas. Journal of clinical oncology: official journal of the American Society of Clinical Oncology.Nova Iorque, 2002; 20-21.

18. TROVIK CS, et al. Margens cirúrgicas, recorrência local e metástase em sarcomas de partes moles: 559 pacientes tratados cirurgicamente do Scandinavian Sarcoma Group Register. European Journal of Cancer. Oxford, 2000; 36.

19. TSENG WW, et al. Novas terapias sistêmicas em lipossarcoma avançado: uma revisão dos resultados de ensaios clínicos recentes. Cânceres, 2013.

20. VOLTANK, et al. Sarcomas de partes moles nos membros, mais comuns e tão graves quanto os sarcomas ósseos. Revista Brasileira de Ortopedia, 2020.