Fatores associados a problemas visuais em crianças

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Julianne Mirla de Araújo Freitas
Rayssa Silva Fonseca
Renata do Nascimento
Crislayne de Sousa Ramos
Natan Cunha dos Santos
Wanessa Araújo de Moraes Souza
Francisco de Assis Costa Araújo
Joelson dos Santos Almeida
Gerarlene Ponte Guimarães Santos
Rayla Maria Pontes Guimarães Costa

Resumo

Objetivo: Identificar, na literatura científica, os fatores associados a problemas visuais em crianças. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão integrativa realizado em janeiro de 2025 nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE via PubMed) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS via BVS), abrangendo o período de 2014 a 2024. Foram utilizados os descritores DeCS/MeSH: “Crianças”, “Distúrbios visuais” e “Fatores de risco”, além de seus equivalentes em inglês e espanhol, combinados pelos operadores booleanos “AND” e “OR”. Resultados: Esta revisão integrativa conta com 12 pesquisas. A análise permitiu identificar padrões comuns nas causas associadas a problemas de visão na infância, destacando-se: fatores socioeconômicos, fatores genéticos e ambientais, além de morbidades oculares e triagem ineficiente. Considerações finais: Tais desafios representam um impacto significativo no desenvolvimento, aprendizagem e qualidade de vida das crianças, destacando a necessidade de triagens oftalmológicas regulares e políticas públicas para ampliar o acesso à assistência oftalmológica.

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Como Citar
FreitasJ. M. de A., FonsecaR. S., NascimentoR. do, RamosC. de S., SantosN. C. dos, SouzaW. A. de M., AraújoF. de A. C., AlmeidaJ. dos S., SantosG. P. G., & CostaR. M. P. G. (2025). Fatores associados a problemas visuais em crianças. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25(5), e20199. https://doi.org/10.25248/reas.e20199.2025
Seção
Revisão Bibliográfica

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