A disrupção do ensino superior de fisioterapia pela pandemia da COVID-19

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Soanne Chyara Soares Lira
Victor Hugo de Jesus Freire
Beatriz Rodrigues de Almeida
Izis Gabrielle Cordeiro Ribas
Rafaela Cordeiro de Macêdo
Fabiano José da Silva Boulhosa
Tatiane Bahia do Vale Silva
Lucieny da Silva Pontes
Renato da Costa Teixeira
Márcia Bitar Portella

Resumo

Objetivo: Descrever a percepção da comunidade acadêmica de fisioterapia sobre a disrupção na educação superior na pandemia. Métodos: Estudo exploratório, quanti-qualitativo realizado com 179 alunos e 41 professores no curso de fisioterapia da Universidade do estado do Pará (UEPA). Utilizou-se um questionário com padrão de respostas Phrase Completion, através google forms. Os tópicos selecionados foram relacionados ao perfil sócio-demográfico, aspectos socioemocionais vivenciados na pandemia, o processo de ensino-aprendizagem e sobre as perspectivas do ensino pós-pandemia. Para análise quantitativa, os dados foram construídos no software Excel® 2010, e a análise qualitativa foi utilizado o conteúdo proposto por Bardin (2011). Resultados: Quanto aos aspectos socioemocionais, estresse/ansiedade e sentimentos de esgotamento. foram frequentes; o processo de ensino e aprendizagem o acesso à internet e computador foram facilitadores; as perspectivas do ensino pós-pandemia a ênfase às tecnologias foi destaque. Conclusão: Mesmo com desafios, é visível que a disrupção ocorreu/ está ocorrendo, e gerenciá-la é imprescindível para que se desenvolva por meio de caminhos mais assertivos.

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Como Citar
LiraS. C. S., FreireV. H. de J., AlmeidaB. R. de, RibasI. G. C., MacêdoR. C. de, BoulhosaF. J. da S., SilvaT. B. do V., PontesL. da S., TeixeiraR. da C., & PortellaM. B. (2025). A disrupção do ensino superior de fisioterapia pela pandemia da COVID-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25(5), e20293. https://doi.org/10.25248/reas.e20293.2025
Seção
Artigos Originais

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