A disrupção do ensino superior de fisioterapia pela pandemia da COVID-19
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Resumo
Objetivo: Descrever a percepção da comunidade acadêmica de fisioterapia sobre a disrupção na educação superior na pandemia. Métodos: Estudo exploratório, quanti-qualitativo realizado com 179 alunos e 41 professores no curso de fisioterapia da Universidade do estado do Pará (UEPA). Utilizou-se um questionário com padrão de respostas Phrase Completion, através google forms. Os tópicos selecionados foram relacionados ao perfil sócio-demográfico, aspectos socioemocionais vivenciados na pandemia, o processo de ensino-aprendizagem e sobre as perspectivas do ensino pós-pandemia. Para análise quantitativa, os dados foram construídos no software Excel® 2010, e a análise qualitativa foi utilizado o conteúdo proposto por Bardin (2011). Resultados: Quanto aos aspectos socioemocionais, estresse/ansiedade e sentimentos de esgotamento. foram frequentes; o processo de ensino e aprendizagem o acesso à internet e computador foram facilitadores; as perspectivas do ensino pós-pandemia a ênfase às tecnologias foi destaque. Conclusão: Mesmo com desafios, é visível que a disrupção ocorreu/ está ocorrendo, e gerenciá-la é imprescindível para que se desenvolva por meio de caminhos mais assertivos.
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