Percepção de estudantes sobre grupo tutorial interprofissional na Aprendizagem Baseada em Problemas

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Isabela Safira dos Santos
Débora Luiza Alves Araújo Souto
Ana Karoliny Melo Martins
Maria Eduarda de Moraes Oliveira
Dalmir Cavalcanti dos Santos
Vita Guimarães Mongiovi
Reneide Muniz da Silva
Maria Nelly Sobreira de Carvalho Barreto

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção de estudantes sobre grupo tutorial interprofissional na aprendizagem baseada em problemas. Métodos: Trata-se de um estudo analítico de abordagem qualitativa, desenvolvido entre agosto de 2022 a agosto 2023 com os estudantes de primeiros períodos dos cursos de farmácia, fisioterapia, medicina, odontologia, respeitando a resolução nº 510/16. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo de Bardin. Resultado: Foram produzidas 5 categorias, sendo essas: o conceito de interprofissionalidade; a dinâmica de grupo tutorial interprofissional; os benefícios da Aprendizagem Baseada em Problemas interprofissional; os desafios para a abordagem da educação interprofissional e a viabilidade da educação interprofissional em grupo tutorial. Constatou-se a importância da adequação das IES quanto aos aspectos logísticos educacionais para viabilizar efetivamente o projeto pedagógico ao qual a EIP se propõe, assim entrelaçando as diferentes profissões nas ações coletivas. Conclusão: A tutoria interprofissional resulta em um conhecimento íntegro com abrangência das diversas áreas de atuação em saúde, além de seus desafios propostos representarem a futura atuação do trabalho interprofissional pautado na prática comunicativa e colaborativa.

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Como Citar
SantosI. S. dos, SoutoD. L. A. A., MartinsA. K. M., OliveiraM. E. de M., SantosD. C. dos, MongioviV. G., SilvaR. M. da, & BarretoM. N. S. de C. (2025). Percepção de estudantes sobre grupo tutorial interprofissional na Aprendizagem Baseada em Problemas. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25(5), e20365. https://doi.org/10.25248/reas.e20365.2025
Seção
Artigos Originais

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