Planejamento estratégico situacional sobre infecção sexualmente transmissível: experiência em uma comunidade ribeirinha paraense

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Alice Kely de Sousa Ferreira
Carlos Arthur dos Reis Melo
Adriana Letícia dos Santos Gorayeb
Nahima Castelo de Albuquerque
Virgínia Mercês Lara Pessoa Oliveira
Gabriel Fazzi Costa
Monise Garcez Arthur
Mayara Regina Rodrigues Guimarães
Beatriz Rocha Barata de Souza
Ianny Ferreira Raiol Sousa

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência e utilizar a teoria de problematização como uma ferramenta para o planejamento estratégico situacional em uma comunidade ribeirinha paraense sobre infecção sexualmente transmissíveis. Relato de experiência: A ação foi realizada por 10 estudantes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada situada em Belém, Pará, Brasil, no dia13 de março de 2024 em uma comunidade ribeirinha. Utilizou-se como metodologia o Arco de Charles Maguerez, com cinco etapas: I- Identificação do Problema, II- Ponto Chave, III- Teorização, IV- Hipótese e V- Aplicação/Intervenção na realidade e o planejamento estratégico situacional, desenvolvido com base no ciclo de planejamento tático-operacional. Participaram 200 ribeirinhos, de diferentes idades e gêneros. Apesar do conhecimento limitado sobre o tema, a comunidade ribeirinha demonstrou receptividade à metodologia proposta. Ficou evidente a necessidade de uma rede de apoio para a prevenção das IST. Considerações finais: A comunidade beneficiou-se das ações e serviços realizados, evidenciado uma participação e comprometimento ao longo de todo o processo, contribuindo para o fortalecimento da linha de cuidado abrangente e eficaz.

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Como Citar
FerreiraA. K. de S., MeloC. A. dos R., GorayebA. L. dos S., AlbuquerqueN. C. de, OliveiraV. M. L. P., CostaG. F., ArthurM. G., GuimarãesM. R. R., SouzaB. R. B. de, & SousaI. F. R. (2025). Planejamento estratégico situacional sobre infecção sexualmente transmissível: experiência em uma comunidade ribeirinha paraense. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25(5), e20461. https://doi.org/10.25248/reas.e20461.2025
Seção
Relatos de Experiência

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