Violação dos aspectos ético-legais no marketing digital utilizando mídias sociais na Odontologia

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Andrés Miranda Machado de Melo
Maria Rodrigues Bernardo de Melo
Molise Rodrigues Fagundes
Maria das Graças Afonso Miranda Chaves
Ivone de Oliveira Salgado

Resumo

Objetivo: Realizar uma revisão de literatura acerca das violações ético-legais no marketing digital utilizando mídias sociais na Odontologia. Revisão bibliográfica: Com o avanço da tecnologia, as mídias sociais passaram a ser utilizadas para a disseminação e troca de informações. Contudo, grande parte dos Cirurgiões-Dentistas apresentam um conhecimento defasado nas áreas de Ética, Legislação, Publicidade e Gestão aplicadas à Odontologia, razão pela qual, ao realizarem publicidades na internet, por vezes, não se atentam às normativas éticas e legais vigentes. Desse modo, o saber científico e a primazia técnica devem ser priorizados em detrimento dos algoritmos das redes sociais e dos interesses mercadológicos. Considerações finais: Toda postagem sobre conteúdos de Odontologia, realizadas por Cirurgiões-Dentistas, deve estar de acordo com o Código de Ética Odontológica, Código Penal e com o Código de Defesa do Consumidor, sendo essencial haver uma vigilância por parte dos órgãos competentes, a fim de responsabilizar os autores e minimizar irregularidades. Ademais, são necessárias mais pesquisas sobre questões éticas que podem surgir concomitantemente ao advento de tecnologias cada vez mais inovadoras.

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Como Citar
MeloA. M. M. de, MeloM. R. B. de, FagundesM. R., ChavesM. das G. A. M., & SalgadoI. de O. (2025). Violação dos aspectos ético-legais no marketing digital utilizando mídias sociais na Odontologia. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25(5), e20467. https://doi.org/10.25248/reas.e20467.2025
Seção
Revisão Bibliográfica

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