Tecnologias educacionais no ensino superior de enfermagem

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Izabella Pinheiro de Oliveira
Ivanildo Fideles Rodrigues
Ana Clara Maia Diniz
Gisele Costa de Carvalho
Jessica Silva Brunoni
Joelma Maria da Silva Pinto
Bruna Maiara Ferreira Barreto Pires
Raphael Monteiro de Oliveira

Resumo

Objetivo: Analisar as tecnologias educacionais utilizadas na formação dos enfermeiros. Métodos: O estudo adotou uma abordagem de revisão integrativa, analisando artigos publicados entre 2020 e 2024 nas bases de dados MEDLINE, LILACS E BDENF. Foram selecionados trabalhos que abordaram o uso de tecnologias educacionais na formação de enfermeiros. Resultados: A busca realizada resultou em 37 artigos, dos quais 11 foram selecionados, atendendo aos critérios de inclusão estabelecidos. As tecnologias educacionais identificadas foram: blogs, salas virtuais, protótipos, histórias em quadrinhos e simulações realísticas. Considerações finais: O uso de tecnologias educacionais no ensino de Enfermagem tem demonstrado benefícios significativos, tornando o aprendizado mais dinâmico e promovendo uma integração eficaz entre teoria e prática. No entanto, persistem desafios, como a desigualdade no acesso à tecnologia e a necessidade de capacitação contínua dos docentes. Quando aplicadas de maneira adequada, essas ferramentas, associadas às metodologias ativas, podem aprimorar a formação dos profissionais de Enfermagem, preparando-os de forma mais completa para os desafios da prática clínica e para oferecer um cuidado integral ao paciente. 

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Como Citar
OliveiraI. P. de, RodriguesI. F., DinizA. C. M., CarvalhoG. C. de, BrunoniJ. S., PintoJ. M. da S., PiresB. M. F. B., & OliveiraR. M. de. (2025). Tecnologias educacionais no ensino superior de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25(6), e20515. https://doi.org/10.25248/reas.e20515.2025
Seção
Revisão Bibliográfica

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