Percepção dos discentes sobre a avaliação formativa em um curso de medicina baseado em metodologias ativas
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Resumo
Objetivo: Analisar a percepção dos estudantes de Medicina sobre a avaliação formativa em um currículo integrado baseado em metodologias ativas. Métodos: Estudo observacional, descritivo e transversal, com abordagem quali-quantitativa, realizado com estudantes do 2º ao 8º semestre de uma instituição privada. A coleta ocorreu presencialmente, por meio de questionários eletrônicos. Os dados quantitativos foram analisados no software Jamovi, utilizando o teste qui-quadrado, e a análise qualitativa foi conduzida pelo software Iramuteq. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Foram incluídos 190 estudantes, 44,2% do ciclo pré-clínico e 55,8% do clínico. A maioria era do sexo feminino (63,2%) e tinha entre 20 e 24 anos (54,7%), com 77,9% possuindo formação prévia. A maioria (88,9%) conhecia o conceito de metodologia ativa, sendo mais prevalente no ciclo clínico. No pré-clínico, houve maior ansiedade e frustração (62,6%), enquanto no clínico, maior confiança na exposição de conhecimentos prévios. Os termos mais recorrentes foram "aluno", "tutor", "nota" e "avaliação", sugerindo uma relação entre avaliação formativa e atribuição de notas. Conclusão: A avaliação formativa é vista positivamente, especialmente no ciclo clínico, mas desafios como competitividade e impacto emocional exigem estratégias para reforçar o papel pedagógico do feedback.
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