Relevância da monitoria no processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos de enfermagem

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Karlleson dos Santos Lopes
Miguel Afonso da Costa Pontes
Deivid Dantas Secundino
Milena Souto Monteiro
Rener Silva de Souza
Taiane Castro de Souza
Uenderson Alivad Oliveira da Silva
Andriele Valentim da Costa

Resumo

Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) durante a prática da monitoria em disciplinas ofertadas aos cursos de Enfermagem e Medicina. Relato de experiência: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicos do Curso de Bacharelado em Enfermagem. O estudo é resultado das atividades desenvolvidas durante a monitoria nas disciplinas de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I, Enfermagem na Atenção integral à saúde da criança e do adolescente I, Saúde das populações amazônicas, Vivência em saúde das populações amazônicas, Bioestatística, Fisiologia humana e Epidemiologia, ofertadas pelos cursos de bacharelado em Enfermagem e Medicina. O relato está estruturado em três etapas principais: Relação discente-monitor; Relação docente-monitor; e Monitoria acadêmica como incentivo à docência. Considerações finais: A monitoria acadêmica revelou-se uma ferramenta essencial para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem, ao proporcionar uma interação mais próxima e colaborativa entre discentes e monitores. Essa prática estimula a autonomia dos estudantes e fomenta a cooperação no ambiente educacional, consolidando-se como um recurso significativo no contexto acadêmico.  

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Como Citar
LopesK. dos S., PontesM. A. da C., SecundinoD. D., MonteiroM. S., SouzaR. S. de, SouzaT. C. de, SilvaU. A. O. da, & CostaA. V. da. (2025). Relevância da monitoria no processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e20584. https://doi.org/10.25248/reas.e20584.2025
Seção
Relatos de Experiência

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