Relevância da monitoria no processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos de enfermagem
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Resumo
Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) durante a prática da monitoria em disciplinas ofertadas aos cursos de Enfermagem e Medicina. Relato de experiência: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicos do Curso de Bacharelado em Enfermagem. O estudo é resultado das atividades desenvolvidas durante a monitoria nas disciplinas de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I, Enfermagem na Atenção integral à saúde da criança e do adolescente I, Saúde das populações amazônicas, Vivência em saúde das populações amazônicas, Bioestatística, Fisiologia humana e Epidemiologia, ofertadas pelos cursos de bacharelado em Enfermagem e Medicina. O relato está estruturado em três etapas principais: Relação discente-monitor; Relação docente-monitor; e Monitoria acadêmica como incentivo à docência. Considerações finais: A monitoria acadêmica revelou-se uma ferramenta essencial para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem, ao proporcionar uma interação mais próxima e colaborativa entre discentes e monitores. Essa prática estimula a autonomia dos estudantes e fomenta a cooperação no ambiente educacional, consolidando-se como um recurso significativo no contexto acadêmico.
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