Os portadores de doença renal crônica e a percepção nos cuidados prestados pela equipe de enfermagem
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Avaliar a satisfação dos portadores de doença renal crônica em um hospital do estado do Rio Grande do Sul, em relação aos cuidados pela equipe de enfermagem. Métodos: Trata-se de um estudo ambispectivo, de cunho transversal, analítico e descritivo avaliando a percepção de cada paciente acerca da ação da enfermagem, permitindo assim, ter uma visão sobre o trabalho, sobre os anseios e um repensar a fim de contribuir para um tratamento adequado aos pacientes. Resultados: A Doença Renal Crônica (DRC) é um problema de saúde pública caracterizado pela perda progressiva da função renal. A hemodiálise é a terapia dialítica predominante e tal ação mesmo que seja para dar mais qualidade de vida ao paciente, impacta o mesmo. Por isso, para que os pacientes compreendam a magnitude da doença, os cuidados necessários, e convivam da melhor forma possível, o acolhimento profissional é de grande importância, para cuidar da saúde, esclarecer ações e acompanhar as necessidades. Conclusão: Ficou evidente a satisfação do paciente renal para com o tratamento, podendo se dizer que esta tem repercussão no que se refere à adesão aos serviços de saúde, podendo assim contribuir para a melhora da qualidade e vida do DRC.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. AL NUAIRI A, et al. Identifying patient satisfaction determinants in hemodialysis settings: a sistematic review, 2022.
3. BAGGIO MA e ERDMANN AL. (In)visibilidade do cuidado e da profissão de enfermagem no espaço de relações. Acta Paul Enferm, 2010.
4. COSTA BCP, et al. Vivências do cuidado de enfermagem em Unidade de Diálise: Relato de Experiência. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, 2020.
5. DAUGIRDAS JT, et al. Manual de diálise. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016; 5.
6. FIGUEIREDO AEPL, et al. Tradução e adaptação para o português do instrumento avaliação de pacientes em hemodiálise. Revista Gaúcha de Enfermagem, 2016; 37(1).
7. FREITAS RLS e MENDONÇA AEO. Cuidados de enfermagem ao paciente renal crônico em hemodiálise. Carpie Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX, 2016; 14(2).
8. FURTADO AMO, et al. O enfermeiro assistencial e educador em uma unidade de transplante renal: uma questão desafiadora. Enfermería Global, 2010.
9. LUZ TCF, et al. Qualidade de vida e satisfação de pacientes com doença renal crônica em hemodiálise: estudo transversal. Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde. Santa Cruz, 2024.
10. MAGALHÃES FG e GOULART RMM. Doença renal crônica e tratamento em idosos: uma revisão integrativa. Rev Bras Geriatr Gerontol, 2015.
11. MONTEIRO MORENO N. Assistência de enfermagem ao paciente em hemodiálise: uma análise sobre a atuação profissional. São Luiz: Faculdade Edufor, 2022.
12. OLIVEIRA RM, et al. Estratégias para promover segurança do paciente: da identificação dos riscos às práticas baseadas em evidências. Esc Anna Nery, 2014.
13. PENARIOL MDCB, et al. Negative pressury therapy for the traetement of complex wounds, 2021.
14. PEREIRA RMP, et al. Qualidade de vida do idoso com doença renal crônica em tratamento conservador. Revista Brasileira de Enfermagem REBEN, 2017.
15. PIRES MG, et al. O papel da enfermagem na assistência ao paciente em tratamento hemodialítico. Revista Tendências da Enfermagem Profissional (COREN-CE), 2019.
16. PORTO DB, et al. Percepção da pessoa com doença renal crônica sobre os cuidados de enfermagem no tratamento hemodialítico. Revista de Enfermagem UFPE Online, 2024.
17. RODRIGUES TA e BOTTI NCL. Cuidar e o ser cuidado na hemodiálise. Acta Paul Enferm, 2009.
18. SANTOS FK, et al. A satisfação dos pacientes com o cuidado de enfermagem na hemodiálise. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental online, 2018.
19. SANTOS LC, et al. Adaptação dos pacientes renais crônicos ao tratamento de hemodiálise e os cuidados da enfermagem, Revista Contemporânea, 2023.
20. TREVISO P, et al. Competências do enfermeiro na gestão do cuidado. Rev. Adm. Saúde, 2017.
21. VIEIRA IFO, et al. A satisfação de paciente em tratamento dialítico com relação aos cuidados do enfermeiro. Revista de Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, 2018.