Elaboração e validação de um questionário para Avaliação dos Fatores Associados ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em adultos
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Resumo
Objetivo: Desenvolver e validar teoricamente um questionário para avaliar fatores associados ao desempenho executivo em adultos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Métodos: Estudo qualitativo e transversal, focado na validação teórica de um questionário elaborado para identificar disfunções executivas e emocionais associadas ao TDAH. A validação foi realizada com 9 especialistas em neuropsicologia que avaliaram os critérios de clareza, simplicidade, relevância, objetividade e variedade. Participaram também 8 estudantes de psicologia diagnosticados com TDAH, que responderam ao questionário e foram submetidos a testes neuropsicológicos (BPA-2, FDT, ETDAH-AD, EPF-TDAH, BDEFS). A análise consistiu em verificar a sensibilidade do questionário em identificar os déficits relatados. Resultados: A validação por especialistas alcançou 100% de concordância nos critérios de clareza, simplicidade, relevância e objetividade, e 88,9% em variedade. O questionário demonstrou alta sensibilidade na identificação de dificuldades como desorganização (100%), procrastinação (87,5%) e problemas de controle emocional (87,5%), alinhando-se aos resultados dos testes neuropsicológicos. Conclusões: O questionário validado se apresenta como uma ferramenta promissora e sensível para complementar o diagnóstico de TDAH em adultos, possibilitando intervenções mais direcionadas. Limitações como a ausência de tabelas normativas e o tamanho reduzido da amostra indicam a necessidade de estudos futuros para ampliar sua aplicabilidade.
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