Tecnologias educacionais que apoiam as práticas de educação em saúde para melhorar o preparo para colonoscopia
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Buscar as melhores evidências cientificas quanto as práticas educativas em saúde para ampliação das taxas de preparo adequado para o exame de colonoscopia. Métodos: Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura composta por 16 artigos que apresentaram as melhores evidências disponíveis nas plataformas BVS, MEDLINE/PUBMED, SCOPUS e EMBASE. A coleta das informações ocorreu no período de abril a junho de 2024. Após análise do conteúdo dos artigos foi possível identificar duas categorias temáticas a respeito das práticas educativas: O uso de tecnologias educacionais para melhorar o conhecimento e compreensão do paciente e a eficácia de tecnologias educacionais para melhorar as condições de preparo. Resultados: Os estudos encontrados eram internacionais e demonstraram que as práticas educativas são mediadas por tecnologias. Assim, a ampliação das taxas de preparo adequado para a colonoscopia pode ser alcançada com o uso de tecnologias educativas como aplicativos, vídeos, impressos interativos, monitoramento via whatsapp, instruções baseadas em computador, plataformas educacionais e pela capacidade dos serviços reorganizarem-se com protocolos e sessões de educação liderada por enfermeiros. Considerações finais: Foi possível inferir que a tecnologia educativa é bem aceita pelos pacientes e apresenta melhores resultados quando utilizadas de maneira concomitante ao processo educativo orientado pelo enfermeiro.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ARSLANCA G, et.al. Effect of nurse performedenhanced patient education on colonoscopy bowel preparation quality. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2022; 30: e3627.
3. CAI W, et al. Quality indicators of colonoscopy care: a qualitative study from the perspectives of colonoscopy participants and nurses. BMC Health Serv Res, 2022; 22: 1064.
4. CARVALHO D, et al. Elaboration of an educational technology for ostomized patients:peristomal skin care. Rev Bras Enferm., 2019; 72(2): 427–434.
5. CHEN B, et al. Preoperative automatic reminder systems and impact on quality and compliance with colonoscopy preparation: A multicenter randomized controlled trial. Journal of digestive diseases. First published: 2023; 23.
6. CHEN G, et al. Educating Outpatients for Bowel Preparation Before Colonoscopy Using Conventional Methods vs Virtual Reality Videos Plus Conventional Methods: A Randomized Clinical Trial. JAMA Netw Ope, 2021; 4(11): e2135576.
7. DAO HV, et al. Effectiveness of using a patient education mobile application to improve the quality of bowel preparation: a randomised controlled trial. BMJ Open Gastro, 2023; 10: e001107.
8. GUORONG X, et al. Reinforced education improves the quality of bowel preparation for colonoscopy: An updated meta-analysis of randomized controlled trials.PLoS ONE, 2021: 15(4): e0231888.
9. HASSAN C, et al. Bowel preparation for colonoscopy: European Society of Gastrointestinal Endoscopy (ESGE) Guideline – Update 2019. Endoscopy, 2019; 51(8): 775-94.
10. INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA). Detecção precoce do câncer. Rio de Janeiro: INCA, 2021.
11. JAHANBAKHSH A, et.al. The Effect of Educational Compilation through Video Tutorials and Visual Aids on the Quality of Bowel Preparation in Patients Undergoing Colonoscopy. Acta facultatis medicae Naissensis, 2023; 40(3): 307-316.
12. LAM T, et al. Nurse-led reinforced education by mobile messenger improves the quality of bowel preparation of colonoscopy in a population-based colorectal cancer screening program: A randomized controlled trial. Int. J. Nursing. Stud, 2022: 133: 104301.
13. LIMA A, et al. Educational technologies and practices for prevention of vertical HIVtransmission. Rev Bras Enferm., 2018; 71(4): 1759–1767.
14. MANIVA S, et.al. Educational technologies for health education on stroke: an integrative review. Rev Bras Enferm., 2018; 71(Suppl 4): 1724-31.
15. MENDES KDS, et al. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto – Enfermagem, 2008; 17(4): 758–64.
16. PAGE MJ, et.al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ. 2021.
17. RESTALL G, et al. Patient Experiences with Colonoscopy: A Qualitative Study. Journal of the Canadian Association of Gastroenterology, 2020; 3(6): 249–256.
18. RICHTER J, et al. A Digital Preprocedure Instruction Program for Outpatient Colonoscopy. Telemedicine and e-health Mary ann Liebert, inc., 2020: 26(4).
19. SEMRA E, et al. Body Image Perception and the Effect of Different Educational Programs on Embarrassment in Patients Undergoing Colonoscopy. Journal of PeriAnesthesia Nursing., 2023; 38: 76−82.
20. SEWITCH M, et al. What Patients Want in a Smartphone App That Supports Colonoscopy Preparation: Qualitative Study to Inform a User-Centered Smartphone App. JMIR Mhealth Uhealth, 2019; 7(7).
21. SILVA JG, et al. Comissão de Diretrizes e Protocolos – Sociedade Brasileira de Endoscopia (SOBED) Diretriz de Preparo de Cólon para Colonoscopia. 2023.
22. STRAUSS A, et al. A patient-centered framework for health systems engineering in gastroenterology: improving inpatient colonoscopy bowel preparation. BMC Gastroenterol., 2021: 21, 89.
23. TEIXEIRA E. Desenvolvimento de tecnologias cuidativo educacionais. Volume 2, Editora Moriá, 2020.
24. VELDHUIJZEN G, et al. Computer-based patient education is non-inferior to nurse counselling prior to colonoscopy: a multicenter randomized controlled trial. Endoscopy, 2021; 53(3): 254- 263.
25. WEN M, et al. Smartphone education improves embarrassment, bowel preparation, and satisfaction with care in patients receiving colonoscopy: A randomized controlled trail. Medicine, 2020; 99(46): e23102.
26. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Guide to cancer early diagnosis. Geneva: World Health Organization; 2017. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.
27. ZHAO K, et al. Improving the quality of bowel preparation by smartphone education platform prior to colonoscopy: a randomized