Tecnologias educacionais que apoiam as práticas de educação em saúde para melhorar o preparo para colonoscopia

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Gisele Siqueira de Castro
Lívia Cozer Montenegro
Isabelle Costa Ferreira

Resumo

Objetivo: Buscar as melhores evidências cientificas quanto as práticas educativas em saúde para ampliação das taxas de preparo adequado para o exame de colonoscopia. Métodos: Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura composta por 16 artigos que apresentaram as melhores evidências disponíveis nas plataformas BVS, MEDLINE/PUBMED, SCOPUS e EMBASE. A coleta das informações ocorreu no período de abril a junho de 2024. Após análise do conteúdo dos artigos foi possível identificar duas categorias temáticas a respeito das práticas educativas: O uso de tecnologias educacionais para melhorar o conhecimento e compreensão do paciente e a eficácia de tecnologias educacionais para melhorar as condições de preparo. Resultados: Os estudos encontrados eram internacionais e demonstraram que as práticas educativas são mediadas por tecnologias. Assim, a ampliação das taxas de preparo adequado para a colonoscopia pode ser alcançada com o uso de tecnologias educativas como aplicativos, vídeos, impressos interativos, monitoramento via whatsapp, instruções baseadas em computador, plataformas educacionais e pela capacidade dos serviços reorganizarem-se com protocolos e sessões de educação liderada por enfermeiros. Considerações finais: Foi possível inferir que a tecnologia educativa é bem aceita pelos pacientes e apresenta melhores resultados quando utilizadas de maneira concomitante ao processo educativo orientado pelo enfermeiro.

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Como Citar
CastroG. S. de, MontenegroL. C., & FerreiraI. C. (2025). Tecnologias educacionais que apoiam as práticas de educação em saúde para melhorar o preparo para colonoscopia. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25(6), e20647. https://doi.org/10.25248/reas.e20647.2025
Seção
Revisão Bibliográfica

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