Ensino de segurança do paciente na graduação de enfermagem
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Resumo
Objetivo: Verificar como tem sido realizado o ensino da segurança do paciente nos cursos de graduação em Enfermagem do Brasil. Métodos: Revisão integrativa em seis etapas, com buscas na BVS, PubMed, CINAHL, COCHRANE e Embase em junho de 2024. Seguiu-se o fluxograma PRISMA para seleção e elegibilidade dos artigos. Foram incluídos estudos sobre o ensino da segurança do paciente na graduação em Enfermagem no Brasil, disponíveis integralmente em português, inglês ou espanhol, e excluídos artigos duplicados e revisões. A análise ocorreu por síntese em quadros e formulários padronizados. Resultados: Do total de 60 artigos, oito artigos compuseram a amostra. Destacaram-se os fatores de influência para o ensino de segurança do paciente aos graduandos de enfermagem no Brasil: ausência da transversalidade do ensino da segurança do paciente, resistência e necessidade de atualização docente, resistência discente, infraestrutura insuficiente nos cenários simulado e real; e necessidade de inclusão de metodologias ativas. Considerações finais: O ensino da segurança do paciente na graduação em Enfermagem brasileira precisa de atualização curricular conforme as diretrizes da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. A incorporação de metodologias com maior participação ativa do discente é essencial para uma formação mais qualificada e segura dos futuros profissionais.
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