Ensino de segurança do paciente na graduação de enfermagem

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Larissa Simonetti Araújo
Ana Elza Oliveira de Mendonça
Rebecca Stefany da Costa Santos
Wanessa Cristina Tomaz dos Santos Barros
Renata Pegado de Abreu Freitas Torres
Cristiane Ribeiro de Melo Lino

Resumo

Objetivo: Verificar como tem sido realizado o ensino da segurança do paciente nos cursos de graduação em Enfermagem do Brasil. Métodos: Revisão integrativa em seis etapas, com buscas na BVS, PubMed, CINAHL, COCHRANE e Embase em junho de 2024. Seguiu-se o fluxograma PRISMA para seleção e elegibilidade dos artigos. Foram incluídos estudos sobre o ensino da segurança do paciente na graduação em Enfermagem no Brasil, disponíveis integralmente em português, inglês ou espanhol, e excluídos artigos duplicados e revisões. A análise ocorreu por síntese em quadros e formulários padronizados. Resultados: Do total de 60 artigos, oito artigos compuseram a amostra. Destacaram-se os fatores de influência para o ensino de segurança do paciente aos graduandos de enfermagem no Brasil: ausência da transversalidade do ensino da segurança do paciente, resistência e necessidade de atualização docente, resistência discente, infraestrutura insuficiente nos cenários simulado e real; e necessidade de inclusão de metodologias ativas. Considerações finais: O ensino da segurança do paciente na graduação em Enfermagem brasileira precisa de atualização curricular conforme as diretrizes da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. A incorporação de metodologias com maior participação ativa do discente é essencial para uma formação mais qualificada e segura dos futuros profissionais.

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Como Citar
AraújoL. S., MendonçaA. E. O. de, SantosR. S. da C., BarrosW. C. T. dos S., TorresR. P. de A. F., & LinoC. R. de M. (2025). Ensino de segurança do paciente na graduação de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25(6), e20676. https://doi.org/10.25248/reas.e20676.2025
Seção
Revisão Bibliográfica

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