Autoeficácia de estudantes da área da saúde na Aprendizagem Baseada em Problemas

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Camila de Nazaré Alencar
Debora Ribeiro da Silva Campos Folha
Thawanny Gomes Varão
Katiane da Costa Cunha

Resumo

Objetivo: Realizar uma revisão sobre a autoeficácia de estudantes da saúde diante da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Métodos:  Para tanto  realizou-se uma revisão integrativa da literatura com tais  buscas em bases: BVS, PubMed, Embase, Web of Science, Scopus, Eric, no período de 2009 a 2023 sem restrições idiomáticas. Empregou-se os descritores: “autoeficácia”, “metodologia baseada em problemas”, “estudantes”, “profissão da saúde”.  Resultados: A partir dos principais objetivos dos estudos chegou-se à seguinte categorização: 1) ABP e suas influências na autoeficácia, 2) ABP e estímulo de competências e habilidades cognitivas, 3) ABP e fatores emocionais 4) ABP e aspectos culturais. Considerações finais: Pode-se considerar que a ABP influenciou de forma positiva na autoeficácia dos estudantes e melhorias em seu desempenho acadêmico, vale ressaltar, que fatores como o idioma e fatores emocionais, tornaram-se aspectos que prejudicaram a aprendizagem dos alunos. 

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Como Citar
AlencarC. de N., FolhaD. R. da S. C., VarãoT. G., & CunhaK. da C. (2025). Autoeficácia de estudantes da área da saúde na Aprendizagem Baseada em Problemas. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25(7), e20757. https://doi.org/10.25248/reas.e20757.2025
Seção
Revisão Bibliográfica

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