Percepção dos alunos frente ao atendimento em endodontia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Isabela Brito Freitas Almeida
Edla Helena Salles de Brito
Monalisa Simplício Bezerra
Emily Nicole Ximenes Souza
Dearley Dos Santos Correa Lima
Maíra De Souza Aranha Brauner
Ravel Bezerra Brasileiro
Amanda Brito Santos
Geraldo Bezerra da Silva Júnior
Francisco Nathizael Ribeiro Gonçalves

Resumo

Objetivo: Avaliar a percepção dos alunos de graduação de uma faculdade de odontologia em relação ao tratamento endodôntico. Métodos: Adotou-se uma abordagem transversal e observacional, com aplicação de um questionário eletrônico via Google Forms a 135 alunos dos 7º, 8º, 9º e 10º semestres. Resultados: Revelaram que 48,9% dos alunos não se sentem totalmente preparados para realizar tratamentos endodônticos, enquanto 45,2% se sentem capacitados e 5,9% não se consideram aptos. A ansiedade foi destacada, com 40% dos participantes relatando níveis moderados. As principais dificuldades encontradas foram a morfologia dos canais radiculares, a realização do diagnóstico e a técnica utilizada, sendo esses os maiores desafios. Apesar dos obstáculos, 94,8% dos alunos reconheceram a importância de dominar os procedimentos endodônticos para sua formação profissional. Conclusão: Conclui-se que é essencial aprimorar as estratégias de ensino na disciplina de endodontia, oferecendo apoio contínuo e atividades mais intensivas, a fim de melhorar a autoconfiança dos estudantes e o processo de ensino-aprendizagem de maneira eficaz.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AlmeidaI. B. F., BritoE. H. S. de, BezerraM. S., SouzaE. N. X., LimaD. D. S. C., BraunerM. D. S. A., BrasileiroR. B., SantosA. B., Silva JúniorG. B. da, & GonçalvesF. N. R. (2025). Percepção dos alunos frente ao atendimento em endodontia. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25(6), e20762. https://doi.org/10.25248/reas.e20762.2025
Seção
Artigos Originais

Referências

1. ALMUTAIRI M, et al. Challenges Assessment in Endodontics Among Undergraduate Students. Cureus, 2023; 15 (8): e3606.

2. Alzahem AM, et al. Stress amongst dental students: a systematic review. European Journal of Dental Education, 2011; 15 (1), 8–18.

3. APITÁN M, et al. Perception of Undergraduate Students at the Faculty of Medicine in Hradec Králové Regarding Their Endodontic Education and Suggested Improvements. Acta Medica (Hradec Kralove), 2020; 63 (2): 67-72.

4. ARANTES MRD. Desafios da endodontia sob a perspectiva de alunos de graduação. Dissertação (Mestrado em Odontologia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Odontologia, Belo Horizonte, 2021; 48p.

5. BAAIJ A, ÖZOK AR. Method of teaching undergraduate students to perform root canal treatment: It's influence on the quality of root fillings. Eur J Dent Educ, 2018; 22 (2): e221-e227.

6. BAAIJ A, et al. Self-efficacy of undergraduate dental students in Endodontics within Aarhus and Amsterdam. International Endodontic Journal, 2020; 53 (2): 276-284.

7. BATHLA M, et al. Evaluation of anxiety, depression and suicidal intent in undergraduate dental students: A cross-sectional study. Contemporary Clinical Dentistry, 2015; 6 (2): 215-222.

8. BATISTA L, et al. Self-reported confidence and anxiety over endodontic procedures in undergraduate students - Quantitative and qualitative study. Eur J Dent Educ, 2019; 23 (4): 482-490.

9. BERNARDELLI, LV, et al. A ansiedade no meio universitário e sua relação com as habilidades sociais. Avaliação, 2022; 27 (1): 49-67.

10. COHEN S, HARGREAVES KM. Caminhos da Polpa. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011; 968p.

11. CRESWELL JW, CLARK VLP. Pesquisa de métodos mistos. 2. ed. São Paulo: Penso, 2013; 272p.

12. CUNHA-ARAÚJO IM, et al. Avaliação da percepção dos alunos da disciplina de endodontia sobre o uso do ambiente virtual de aprendizagem (Moodle). Uso do questionário de auto-avaliação COLLES. Revista da Abeno, 2012; 12 (2): 163-169.

13. DAVEY J, et al. The confidence of undergraduate dental students when performing root canal treatment and their perception of the quality of endodontic education. European Journal of Dental Education, 2015; 19 (4): 229-234.

14. DIVARIS K, et al. The academic environment: the students’ perspective. Eur J Dent Educ, 2008; 12 (Suppl 1): 120-130.

15. HOLLANDA AC, et al. Prevalence of endodontically treated teeth in a Brazilian adult population. Brazilian Dental Journal, 2008; 19 (4): 313-317.

16. IBRAHIM AK, et al. A systematic review of studies of depression prevalence in university students. Journal of Psychiatric Research, 2013; 47 (3): 391-400.

17. KAMAURA D, et al. Avaliação do desempenho dos alunos de graduação durante a prática da técnica endodôntica. Revista da Abeno, 2003; 3 (2): 33-44.

18. KAPITÁN M, et al. Perception of Undergraduate Students at the Faculty of Medicine in Hradec Králové Regarding Their Endodontic Education and Suggested Improvements. Acta Medica (Hradec Kralove), 2020; 63 (2): 67-72.

19. LOPES HP, SIQUEIRA JR JF. Endodontia - Biologia e Técnica. 5. ed. São Paulo: Gen, 2020; 345p.

20. MURRAY CM, CHANDLER NP. Undergraduate endodontic teaching in New Zealand: students experience, perceptions and self-confidence levels. Australian Endodontic Journal, 2014; 40 (2): 116-122.

21. PALUDETTO A. Comparação de modelos usados no treino pré-clínico de endodontia: revisão narrativa. Dissertação (Mestrado Integrado em Medicina Dentária) - Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2022; 55p.

22. QUINTANA AM, et al. A angústia na formação do estudante de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, 2008; 32 (1): 7-14.

23. RUDDLE CJ. The ProTaper technique. Endodontic Topics, 2005; 10: 187-190.

24. SANTOS RBD. Introdução a endodontia. In: EQUIPE DE ENDODONTIA DA UFRGS. Endodontia pré-clínica. Porto Alegre: Editora Evangraf, 2020; p. 11-14.

25. TANALP J, et al. Evaluation of dental students' perception and self-confidence levels regarding endodontic treatment. Eur J Dent, 2013; 7 (2): 218-224.

26. UNGERECHTS C, et al. Instrument fracture in root canals - where, why, when and what? A study from a student clinic. International Endodontic Journal, 2014; 47: 183-190.