Percepção e conhecimento de residentes de pediatria sobre patologias ortopédicas infantojuvenis

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luiz Renato Drumond Américo
Ruth Borges Dias
Luiza Ávila Ferreira Drumond Américo

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento básico de ortopedia e a autopercepção do mesmo, pelos médicos residentes de pediatria, em Minas Gerais.  Métodos: Estudo observacional, descritivo e transversal, realizado em 30 médicos residentes de pediatria. Utilizou-se um questionário online estruturado de múltipla escolha, baseado em patologias ortopédicas prevalentes na infância. Resultados: Não houve diferença estatisticamente significativa na autopercepção de segurança e no desempenho nas provas objetivas entre R1, R2 e R3. A maioria dos participantes (96,7%) reconhece a importância de atividades relacionadas à ortopedia na residência, mas apenas 43,3% afirmaram tê-las em sua formação, predominando o estágio em ambulatório de ortopedia pediátrica. A média da autopercepção de segurança no manejo de condições ortopédicas foi de 2,4 (em uma escala de 1 a 5) e a média de acertos na prova teórica foi de 12,1 em 20 questões. A maior taxa de acerto (96,7%) foi observada na questão sobre dor nos membros inferiores; a menor (16,7%) em doenças do metabolismo ósseo. Conclusão: Os resultados demonstram desempenho insatisfatório e sugerem a necessidade de aprimoramento do ensino de ortopedia na formação pediátrica. Conclui-se que é fundamental a ampliação do conteúdo ortopédico na graduação e na residência médica, com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AméricoL. R. D., DiasR. B., & AméricoL. Ávila F. D. (2025). Percepção e conhecimento de residentes de pediatria sobre patologias ortopédicas infantojuvenis. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25(6), e20792. https://doi.org/10.25248/reas.e20792.2025
Seção
Artigos Originais

Referências

1. AL-NAMMARI SS, et al. The inadequacy of musculoskeletal knowledge in graduating medical students in the United Kingdom. Journal of Bone and Joint Surgery, 2015; 97-A(7): 1-7.

2. BLACKWOOD T. Self-assessment of knowledge in Higher Education. Emerge, 2009; 1: 41-45.

3. BRASIL. Resolução 01, de 29 de dezembro de 2016. Elaborada pela Comissão Nacional de Residência Médica. Dispõe sobre os requisitos mínimos do Programa de Residência Médica em Pediatria e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2016; Seção 1: 200.

4. BURNS DAR, et al. Sumário. In: BURNS DAR, et al. Tratado de pediatria: Sociedade Brasileira de Pediatria. 4 ed. Barueri, SP: Manole, 2017.

5. COLEMAN N, et al. Musculoskeletal and sports medicine curriculum guidelines for pediatric residents. Current Sports Medicine Reports, 2021; 20(4): 218-228.

6. COSTA JBR, et al. Percepções de médicos residentes sobre o programa de residência em Pediatria de um hospital universitário público.2021. Disponível em: https://interface.org.br/. Acesso em 07 set. 2022.

7. DEWES JO. Amostragem em Bola de Neve e Respondent-Driven Sampling: uma descrição dos métodos. Monografia (Graduação em Estatística) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013; 53p.

8. FURTADO DMF, et al. Perfil das doenças ortopédicas na infância em um centro de referência em pediatria no estado do Pará. Pará Research Medical Journal, 2020; 4(48): 1-8.

9. HAUER K, et al. Reviewing resident’s competence: a qualitative study of the role of clinical competence committees in performance assessment. Academic Medicine, 2015; 90(8): 1084-1092.

10. JANDIAL S, et al. Doctors likely to encounter children with musculoskeletal complaints have low confidence in their clinical skills. The Journal of Pediatrics, 2009; 154: 267-271.

11. KOCH VHK, et al. Avaliação do programa de residência médica do departamento de pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Revista Brasileira de Educação Médica, 2011; 35(4): 454-459.

12. KOHLER R, FISHER LP. Nicolas Andry (1658-1742) inventor of the term “orthopedics”. Annales de Chirurgie, 1999; 53(4): 335-339.

13. LIEBERMAN L, HILLIARD RI. How well do pediatric residency programmes prepare residents for clinical practice and their future careers? Medical Education, 2006; 40: 539-546.

14. MATZKIN E, et al. Adequacy of education in musculoskeletal medicine. Journal of Bone and Joint Surgery, 2005; 87-A: 310-314.

15. MITRE SM, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência Saúde Coletiva, 2008; 13(2): 2133-2144.

16. MORALEDA L, CASTELLOTE M. Motivos de derivación a una consulta ambulatória de traumatología infantil. Anales de Pediatría (Barcelona), 2014; 1757: 1-5.

17. PIAZZA B, et al. An orthopaedic elective for pediatric residents. Rheumatology and Orthopedic Medicine, 2017; 2(1): 1-3.

18. REEDER BM, et al. Referral patterns to a pediatric orthopedic clinic: implications for education and practice. Pediatrics, 2004; 113(3): 163-167.

19. ROSENBERG AA, et al. Training gaps for pediatric residents planning a career in primary care: a qualitative and quantitative study. Journal of Graduate Medical Education, 2011; 3(3): 309-314.

20. RYAN LM, et al. Recognition and management of pediatric fractures by pediatric residents. Pediatrics, 2004; 114(6): 1530-1533.

21. SCHUR MD, et al. Continuing delay in the diagnosis of slipped capital femoral epiphysis. The Journal of Pediatrics, 2016; 177: 250-254.

22. SCHWEND RM, GEIGER J. Outpatient pediatric orthopedics: common and important conditions. Pediatric of North America, 1998; 45(4): 943-971.

23. SIELATYCKI JA, et al. In-toeing is often a primary care orthopedic condition. The Journal of Pediatrics, 2016; 177: 297-301.

24. SILVA CA, et al. Pediatricians after residency: a survey of personal/professional data and issues. Revista Paulista de Pediatria, 2021; 39: 1-10.

25. SILVA FILHO OC. Percepção e conhecimento de médicos residentes em pediatria no Rio de Janeiro sobre comportamento suicida na infância e na adolescência. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019; 236p.

26. SIQUEIRA EM. Matriz de competências em ortopedia e traumatologia para a graduação médica. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) – Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2022; 72p.
27. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. 2022. Disponível em: https://www.sbp.com.br/. Acessado em: 26 setembro 2022.

28. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA.2023. Disponível em: http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/pdfs/PropostaResidMedica- Resumida.pdf. Acessado em: 19 novembro 2023.

29. WANG T, et al. Musculoskeletal education in medical Schools: a survey in California and review of literature. Medical Science Educator, 2020: 1-6.