Promoção da saúde sexual por meio da gamificação e da abordagem freiriana: relato de uma ação educativa rural

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcio Peixoto Rocha Silva
Heloisa Tello Mafra
João Pedro Pedroni Souza
Juliana Gomes Margraf
Milena Martinez Camargo
Simone Kempf Stachechem

Resumo

Objetivo: Descrever uma intervenção educativa sobre saúde sexual com adolescentes do ensino médio em uma escola rural, baseada na combinação entre gamificação e abordagem Freiriana. Relato de experiência: A atividade foi desenvolvida em 2024 por uma equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) em Santa Catarina, com 30 estudantes de 14 a 17 anos. A intervenção foi estruturada em três etapas: (1) caixa de perguntas anônimas, (2) roda de conversa dialógica e (3) quiz gamificado com resolução de casos clínicos sobre métodos contraceptivos, baseados em materiais do Ministério da Saúde. A atividade favoreceu o pensamento crítico, a troca de experiências e a construção de saberes. Observou-se engajamento crescente, surgimento de temas espontâneos como identidade sexual e forte interesse por métodos pouco conhecidos, como o dispositivo intrauterino (DIU) e o preservativo feminino. Considerações finais: A integração entre gamificação e pedagogia crítica mostrou-se eficaz, de baixo custo e aplicável à Atenção Primária à Saúde. A experiência reforçou o papel da escola e da ESF como espaços de cuidado e educação em saúde.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SilvaM. P. R., MafraH. T., SouzaJ. P. P., MargrafJ. G., CamargoM. M., & StachechemS. K. (2025). Promoção da saúde sexual por meio da gamificação e da abordagem freiriana: relato de uma ação educativa rural. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25(6), e20826. https://doi.org/10.25248/reas.e20826.2025
Seção
Relatos de Experiência

Referências

1. ABDOLMANAFI A, et al. Culture and sexuality: cognitive–emotional determinants of sexual dissatisfaction among Iranian and New Zealand women. J Sex Med, 2018; 15: 687–697.

2. BAI S, et al. Does gamification improve student learning outcome? Educational Research Review, 2020; 30: 100322.

3. BHARTI MK. Exploring the impact of gamification on students’ motivation and learning outcomes. International Journal for Multidisciplinary Research, 2023; 5(5).

4. DEWAARD H, et al. Revisioning the potential of Freire’s principles of assessment. Distance Education, 2021; 42(2): 310–326.

5. DOS SANTOS TT, et al. Gamification as a health education strategy of adolescents at school: protocol for a systematic review and meta-analysis. PLoS One, 2023; 18(11): e0294894.

6. FRANÇA AS, et al. Evaluating health literacy among adolescent and young adult pregnant women from a low-income area of Northeast Brazil. Int J Environ Res Public Health, 2020; 17(23): 8806.

7. FREIRE P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz & Terra, 2019.

8. GONTIJO DT, et al. What should we talk about? Contributions from Freirean thematic investigation in health education with adolescents. Health Promot Int, 2023; 38.

9. HARUNA H, et al. Improving sexual health education programs for adolescent students through game-based learning and gamification. Int J Environ Res Public Health, 2018; 15(9): 2027.

10. HARUNA H, et al. Gamifying sexual education for adolescents in a low-tech setting: quasi-experimental design study. JMIR Serious Games, 2021; 9: e19614.

11. HUIZINGA J. Homo ludens: a study of the play-element in culture. Ranchos de Taos: Angelico Press, 2016.

12. IZQUIERDO JM, et al. Juventude rural e vivências da sexualidade. Historia, Ciencias, Saude – Manguinhos, 2020; 27(4): 1265–1283.

13. JOODAKI K, et al. Ethical considerations and challenges of sex education for adolescents in Iran: a qualitative study. Journal of Medical Ethics and History of Medicine, 2020; 13(2).

14. LEITE PL, et al. Construção e validação de podcast para educação em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Rev Lat Am Enfermagem, 2022; 30.

15. MAGNO L, et al. School-based sexual and reproductive health education for young people from low-income neighbourhoods in Northeastern Brazil. Sex Education, 2023; 23(4): 409–424.

16. MACKENZIE A, et al. Sex education: challenges and choices. British Journal of Educational Studies, 2017; 65(1): 27–44.

17. MUKORO J. Five narratives on the intersections between sexuality education and culture. Globalisation, Societies and Education, 2023; 21: 417–430.

18. OMORO T, et al. Teen pregnancy in rural western Kenya: a public health issue. International Journal of Adolescence and Youth, 2017; 1–10.

19. PLOURDE KF, et al. Improving the paradigm of approaches to adolescent sexual and reproductive health. Reproductive Health, 2016; 13(1).

20. SOUZA I. Educação sexual, um método contraceptivo efetivo: como políticas públicas educacionais afetam os índices de natalidade entre crianças e adolescentes. Anais do Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade, 2019; 2.

21. TENGKU WOOK TSM, et al. Gamification strategy of active learning in mentoring among millennial students. Asia-Pacific Journal of Information Technology and Multimedia, 2021; 10(1): 141–155.

22. WULANDARI RD, et al. Teenage pregnancy in rural Indonesia: Does education level have a role? Jurnal Promkes, 2023; 11(1): 101–108.

23. YARGER J, et al. An educational intervention to raise awareness of contraceptive options among young people. Journal of Women’s Health, 2022; 31(2): 252–260.

24. ZANGIACOMI MARTINEZ E, et al. Ecological analysis of adolescent birth rates in Brazil: Association with Human Development Index. Women and Birth, 2020; 33(2): e191–e198.

25. ZARDETO-SABEC G, et al. Changing education with active methodologies. Brazilian Journal of Development, 2020; 6(6): 41524–41539.

26. ZEYBEK N, et al. Gamification in education: why, where, when, and how? Games and Culture, 2024; 19(2): 237–264.