Percepção dos estudantes de fonoaudiologia sobre as práticas realizadas em uma clínica escola

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Edine Dias Pimentel Gomes
Iana Sara André Oliveira
Karlla da Conceição Bezerra Brito Veras
Maria Petrília Rocha Fernandes
Efigênia Alves Medeiros Amaral
Francisca Lorrana da Silva Simão

Resumo

Objetivo: Compreender a percepção dos acadêmicos de fonoaudiologia sobre as práticas realizadas em uma clínica escola. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória, descritiva com abordagem qualitativa. Resultados: Os estudantes reconhecem de forma eficaz os procedimentos que são realizados na clínica escola. Destaca- se também que para a formação acadêmica, verificou-se que a prática tem que estar sempre associada com a teoria para resultar em atendimentos de qualidade no espaço de atendimento, contribuindo significativamente na formação acadêmica. Em relação aos desafios e potencialides, relatam que os desafios estão diretamente ligados a resoluções de casos. E identificou-se que o impacto desses atendimentos não se limita a apenas consolidar as competências técnicas, eles também cultivam a habilidade de lidar com situações reais, de compreender a diversidade de pacientes e de enfrentar desafios inesperados, enriquecendo a bagagem profissional e auxiliando no desenvolvimento humano. Conclusão: A ligação da teoria e prática, revelam queos estudantes se envolveram e geraram mais compromisso, obtendo um melhor raciocínio clínico, os preparando para seu futuro profissional. Assim, fazer de uma clínica escola, um campo de pesquisa e prática, é o ponto de partida para o seu contínuo aperfeiçoamento na formação dos futuros profissionais fonoaudiólogos.

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Como Citar
GomesE. D. P., OliveiraI. S. A., VerasK. da C. B. B., FernandesM. P. R., AmaralE. A. M., & SimãoF. L. da S. (2025). Percepção dos estudantes de fonoaudiologia sobre as práticas realizadas em uma clínica escola. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25(8), e20858. https://doi.org/10.25248/reas.e20858.2025
Seção
Artigos Originais

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