Necessidades de aprendizagem de pessoas com diabetes mellitus
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Resumo
Objetivo: Identificar as necessidades de aprendizagem de pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), a partir de suaspercepções sobre a doença, o tratamento e o autocuidado. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa e natureza participativa, recorte de pesquisa-ação, desenvolvido com 15 pessoas com DM2, vinculadas a uma Unidade Básica de Saúde em Parnaíba, Piauí, Brasil. Os dados foram obtidos através de grupo focal, em maio de 2025, utilizando roteiro semi estruturado. Aanálise seguiu a técnica de Análise de Conteúdo de Minayo, com aporte teórico da pedagogia da autonomia de Paulo Freire, Educação Popular em Saúde e autocuidado apoiado. Resultados: Emergiram três categorias temáticas: Compreensão ampliada do diabetes e da integralidade do cuidado; Barreirasculturais e comunicacionais no tratamento do diabetes; Educação preventive sobre complicações do diabetes nos pés. Conclusão: Há necessidade de ampliação da compreensão sobre o DM2, incluindo suas causas, sintomas e complicações, especialmente nos pés, além de maior clareza sobre o cuidado integral, com um melhor direcionamento quanto a alimentação adequada e desmitificações com relação ao tratamento com insulina. A influência do modelo biomédico, associada a postura passiva dos usuários denuncia a carência de intervenções educativas eficazes e sensíveis a realidade aos usuários.
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