Dia mundial da conscientização da Doença de Parkinson: abordagem do diagrama em rede
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem do sexto período da Universidade Federal Fluminense na elaboração de atividades de educação em saúde, realizada em referência ao Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson, em uma Policlínica Regional de Niterói, utilizando o diagrama em rede. Relato de experiência: Durante o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, os acadêmicos de Enfermagem promoveram ação de educação em saúde, a partir do planejamento e da execução de materiais educativos, como folder, luva sensorial, cérebro em 3D e um laço cinza, guiados pelo diagrama em rede. Essa atividade educativa teve como objetivo desmistificar saberes populares sobre a Doença de Parkinson (DP) e, por meio de um diálogo ativo com a população, promover um conhecimento mais científico acerca da enfermidade. Considerações finais: Pode-se destacar o impacto positivo da ação, evidenciado pelo envolvimento expressivo dos usuários. A participação ativa entre os acadêmicos e a comunidade revelou não apenas o desejo das pessoas de entender mais sobre a DP, mas também a relevância de abordagens educativas que sejam acessíveis e bem planejadas dentro do contexto da atenção primária. Além disso, a aplicação do diagrama em rede contribuiu para uma melhor estruturação do projeto.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. AGARWAL S, FLEISHER JE. Reaching those most in need – a call to action for advanced Parkinson’s disease. European Neurological Review, 2016; 11(1): 20–21.
3. BAI K, et al. Parkinson’s disease. The FASEB Journal, 2022; 36(S1).
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. Brasília: Biblioteca Virtual em Saúde, 2023.
5. BRASIL. Ministério da Saúde. Doença de Parkinson: sinais, sintomas e tratamento. Brasília: Ministério da Saúde, 2021.
6. BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS). Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
7. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: Ministério da Saúde, 2006; 68p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos. Cadernos de Atenção Básica; 19).
8. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas: Doença de Parkinson. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.
9. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan: normas e rotinas. 2 ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2007; 68p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
10. CHAVES ICB, et al. Avaliação da qualidade de vida em portadores da Doença de Parkinson. Revista Brasileira de Qualidade de Vida, 2021; 13: e11744.
11. DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Saúde. Doença de Parkinson: dia mundial soa o alerta para incidência em maiores de 64 anos.
12. FRANÇA JAA. Organização em rede: uma alternativa para a modelagem da implantação de sistemas de informação em saúde? Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009; 50f.
13. GONÇALVES L, et al. Aplicação das técnicas PERT/CPM em um projeto de construção habitacional no município de Cachoeiro de Itapemirim. Revista Ambiente Acadêmico, 2019; 5(1): 26–35.
14. KÜSTER BJK, et al. Cuidados de enfermagem aos usuários com doença de Parkinson na atenção básica de saúde. Revista de Enfermagem da UFSM, 2014; 4(1): 10–18.
15. MEDEIROS ABA, ENDERS BC, LIRA ALBC. Teoria ambientalista de Florence Nightingale: uma análise crítica. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, 2015; 19(3): 518–524.
16. MELO MC, et al. A educação em saúde como agente promotor de qualidade de vida para o idoso. Ciência & Saúde Coletiva, 2009; 14(Supl. 1): 1569–1579.
17. MICROSOFT CORPORATION. Um Diagrama de Rede é uma maneira gráfica de exibir tarefas, dependências e o caminho crítico do seu projeto. 2023.
18. PEREIRA MM, SOUZA LA, OLIVEIRA RC. A importância da participação familiar no tratamento de pacientes com Doença de Parkinson. Revista Brasileira de Neurologia, 2020; 56(2): 98–104.
19. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK). 6 ed. Newtown Square, PA: Project Management Institute, 2017.
20. SCHLICKMANN TH, et al. Prevalence, distribution and future projections of Parkinson disease in Brazil: insights from the ELSI-Brazil cohort study. The Lancet Regional Health – Americas, 2024; 44: 101046.
21. SILVA AP, MOURA LC, FERREIRA DS. Educação em saúde e uso de tecnologias leves na atenção à Doença de Parkinson. Revista Brasileira de Educação em Saúde, 2022; 12(3): 45–53.
22. SILVA TP, CARVALHO CRA. Doença de Parkinson: o tratamento terapêutico ocupacional na perspectiva dos profissionais e dos idosos. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 2019; 27: 331–344.