Experiência dos acadêmicos do programa de monitorias: contribuições e desafios enfrentados
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Analisar a experiência vivenciada por monitores do curso de medicina de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Métodos: Trata-se de um estudo transversal descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado com 28 monitores do curso de medicina do segundo semestre de 2023 de uma IES. Utilizou-se um questionário com 11 questões de respostas dicotômicas, limitadas a duas, para avaliar a percepção do monitor em relação às atividades por ele desempenhadas. O relato individual de cada monitor também foi realizado, por meio de entrevistas semiestruturadas, contendo cinco perguntas abertas, as quais foram gravadas com consentimento dos entrevistados, segundo as normas éticas de pesquisa. Resultados: Todos se demonstraram satisfeitos com as atividades e afirmaram que a monitoria contribuiu para a melhor compreensão do conteúdo, entretanto, a maioria acredita que demandou mais que a expectativa, com desafios incluindo a interferência da carga horária e manejo dos materiais de aula, como slides e preparação de dinâmicas. Após a experiência, a maioria deseja seguir a carreira de ensino e está mais preparada para atividades de ensino. Conclusão: Os monitores vivenciaram dificuldades, porém desenvolveram estratégias para superar esses desafios e aproveitar as vantagens que podem ser obtidas com a monitoria.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. COSTA AR, et al. Significados de mentoria na formação em saúde no Brasil: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Educação Médica, 2021; 45(1).
3. FARIA BC, AMARAL CG. O uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em pediatria: uma revisão narrativa. Revista Brasileira de Educação Médica, 2021; 45(2).
4. FERNANDES DCA, et al. Contribuições da Monitoria Acadêmica na Formação do Aluno-Monitor do Curso de Enfermagem: Relato de Experiência. Debates em Educação, 2020; 12(27).
5. FONSECA RC, et al. Contribuições da Monitoria no Curso de Medicina. Revista da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, 2023; 1(1): 10-16.
6. FREIRE TR, et al. Monitoria acadêmica na enfermagem: percepções do docente-orientador e do discente-monitor. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, 2023; 15: e12176.
7. FRISON LM. Monitoria: uma Modalidade de Ensino que Potencializa a Aprendizagem Colaborativa e Autorregulada. Revista Pro-Posições, 2016; 27(1): 133-153.
8. GARCIA AS, FERREIRA JL. Análise de Conceito e Análise Temática na pesquisa qualitativa em educação. Debates em Educação, 2022; 14(36): 358-378.
9. GONÇALVES MF, et al. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, 2020; 3(1).
10. LEOPOLDINO ALB, et al. Relação de um projeto de monitoria acadêmica com o desempenho de estudantes no curso de medicina: um estudo de caso. Brazilian Journal of Health Review, 2024; 7(1): 2565-2572.
11. MATOSO LML. A Importância da Monitoria na Formação Acadêmica do Monitor: Um Relato de Experiência. Revista Científica da Escola da Saúde, 2014; 3(2).
12. MONTEIRO PVA, et al. Tecnologias Educacionais na Monitoria Acadêmica de Fisiologia Humana e Biofísica na Graduação de Enfermagem. Revista de enfermagem UFPE online, 2021; 15.
13. MOREIRA SNT, et al. Programa de Mentoria do curso de Medicina da Universidade do Rio Grande do Norte: atividades integrativas em foco. Revista Brasileira de Educação Médica, 2020; 44(4).
14. NASCIMENTO JT, et al. Monitoria como Espaço de Iniciação à Docência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(2): e5577.
15. PIMENTA KP, et al. A monitoria como ferramenta para a aproximação dos discentes à docência: um relato de experiência. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, 2022; 24(3).
16. SANDAY BH, et al. Monitoria de metodologia científica: relato de experiência em um componente curricular de saúde coletiva. Revista Brasileira de Educação Médica, 2024; 48(2): e053.
17. SANTOS GM, BATISTA SHSS. Monitoria Acadêmica na Formação em/para a Saúde: Desafios e Possibilidades no Âmbito de um Currículo Interprofissional em Saúde. ABCS Health Sciences, 2015; 40(3): 203-207.
18. SILVA TA, et al. Experiências de estudantes de enfermagem na monitoria acadêmica no contexto da pandemia da Covid-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2023; 23(9): e13613.
19. SOUZA JPN, OLIVEIRA S. Monitoria Acadêmica: Uma Formação Docente para Discentes. Revista Brasileira de Educação Médica, 2023; 47(4).
20. XINDANHI NKK, et al. Construção de saberes mediada pela monitoria acadêmica: uma experiência de aprendizado. Revista da ABENO, 2023; 23(1): 2076.