Educação em saúde sobre diversidade sexual direcionada à adolescentes

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Darley Rodrigues da Silva
Anny Karollynne Cordeiro da Silva
Isabelle Cordeiro Pires de Melo
Letícia Gabriely do Nascimento Duarte
Lívia Victória Falcão Pelágio
Thaltama Alcantara Lemos
Afonso Henrique Fernandes de Melo
Liniker Scolfild Rodrigues da Silva

Resumo

Objetivo: Descrever o planejamento e execução de uma atividade de educação em saúde sobre Diversidade Sexual direcionada ao público adolescente. Relato de experiência: Ação extensionista do projeto Prevenção em Pauta, realizado por estudantes de Enfermagem e Psicologia de uma instituição de ensino superior. Após oficinas formativas sobre vulnerabilidades em saúde e uso de tecnologias educacionais, os discentes elaboraram um jogo educativo inspirado no Twister, voltado à temática da diversidade sexual. A tecnologia educacional foi testada inicialmente com universitários e, posteriormente, aplicado em uma escola de ensino médio com adolescentes entre 15 e 17 anos. O jogo foi bem recebido tanto no ambiente universitário quanto escolar, promovendo participação ativa, engajamento e aprendizado. Foi percebido pouco conhecimento prévio dos adolescentes sobre diversidade sexual, porém, relataram que a atividade contribuiu para a compreensão da temática. Considerações finais: A intervenção foi considerada positiva pelos extensionistas, favorecendo a formação profissional, o desenvolvimento de habilidades comunicativas e o enfrentamento de temáticas sensíveis, evidenciou que abordagens lúdicas e interativas podem ser eficazes para promover educação em saúde entre adolescentes. A experiência reforça a importância das ações extensionistas e do uso de metodologias ativas para ampliar o alcance da educação em saúde.

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Como Citar
SilvaD. R. da, SilvaA. K. C. da, MeloI. C. P. de, DuarteL. G. do N., PelágioL. V. F., LemosT. A., MeloA. H. F. de, & SilvaL. S. R. da. (2025). Educação em saúde sobre diversidade sexual direcionada à adolescentes. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25(8), e21179. https://doi.org/10.25248/reas.e21179.2025
Seção
Relatos de Experiência

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