O uso das redes sociais on-line e a relação com o bem-estar subjetivo e autoconceito em adultos

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Thamires Maria Sarmento Ribeiro da Silva
Alessandra Priscila Rodrigues dos Santos
Ana Paula Ribeiro Kobarg

Resumo

Objetivo: Investigar como as redes sociais virtuais influenciam no bem-estar subjetivo e autoconceito de adultos. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, qualitativo, realizado em março de 2024, através de um grupo focal. A amostra foi composta por 15 adultos de diferentes gêneros, universitários, residentes do estado de Santa Catarina. Para a análise dos dados empregou-se a análise temática. Resultados: Verificou-se uma variação no tempo de uso das mídias sociais, sendo utilizadas especialmente por motivos profissionais. Houve consenso de que o bem-estar subjetivo e autoconceito se entrelaçam. O uso de selfies e filtros varia entre os participantes, refletindo diferentes atitudes sobre autoimagem e autenticidade. Os efeitos das ferramentas nos fenômenos influem positivamente ou negativamente. Considerações finais: O estudo revelou que o uso das redes sociais está profundamente enraizado na vida cotidiana dos adultos, influenciando no bem-estar subjetivo e autoconceito de maneiras complexas e variadas. A consciência e a reflexão sobre o uso dessas plataformas são cruciais para manter uma relação saudável com as redes sociais virtuais, evitando seus efeitos negativos e promovendo uma melhor qualidade de vida.

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Como Citar
SilvaT. M. S. R. da, SantosA. P. R. dos, & KobargA. P. R. (2025). O uso das redes sociais on-line e a relação com o bem-estar subjetivo e autoconceito em adultos. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25(8), e21263. https://doi.org/10.25248/reas.e21263.2025
Seção
Artigos Originais

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