Uso de diários reflexivos no aprendizado de médicos residentes em hospital oncológico no Pará

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fernanda de Nazaré Cardoso dos Santos Cordeiro
Herbert Paulino Cordeiro
Brenda Nazaré Gomes Andriolo
José Antônio Cordero da Silva

Resumo

Objetivo: Descrever a percepção dos médicos residentes quanto ao processo de avaliação no contexto de aprendizado e descrever as características éticas e de seus relacionamentos no contexto da implementação do Diário Reflexivo. Métodos: Estudo observacional, transversal, qualitativo de outubro a dezembro de 2018 por meio do preenchimento de questionários sobre o cotidiano dos médicos residentes e a forma como são avaliados e como gostariam de ser avaliados. Resultados Foi observado que 68,4% dos participantes não está satisfeita com a forma como é avaliada e gostaria que fossem utilizadas ferramentas mais inovadoras. Dentre as características dos residentes evidenciou-se que a maioria, 73,7%, tem formação teórica e se considera humanista. A maioria dos participantes mostrou que anseia por métodos avaliativos mais próximos da realidade e que auxiliem na construção de competências para a vida profissional. Conclusão: O Diário Reflexivo permite o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem e motiva uma contínua reflexão podendo ser usado em diferentes cenários de aprendizagem, emancipando o aluno.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CordeiroF. de N. C. dos S., CordeiroH. P., AndrioloB. N. G., & da SilvaJ. A. C. (2020). Uso de diários reflexivos no aprendizado de médicos residentes em hospital oncológico no Pará. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (43), e2174. https://doi.org/10.25248/reas.e2174.2020
Seção
Artigos Originais