Inovações tecnológicas na abordagem de sífilis adquirida na adolescência para estudantes de uma escola estadual do Pará: um relato de experiência

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Adrielly Cristiny Mendonça Fonseca
Alana Beatrice Gonçalves Batista
Alcideli Pinheiro dos Santos
Esteliane da Conceição Leão
Geice Kelly Costa Soares Garcia
Hugo de Paulo Garcia da Costa
Pedrinha do Socorro Castro Prazeres
Ianny Ferreira Raiol
Shirley de Aviz Miranda
Maria Rute de Souza Araújo

Resumo

Objetivo: Relatar uma ação educativa por meio de tecnologias educacionais sobre sífilis adquirida para estudantes de uma escola estadual do Pará. Relato de Experiência: Trata-se de uma ação educativa, em uma escola técnica do Pará. A construção da atividade foi baseada em três momentos. No primeiro momento foi elaborado e distribuição de um folder educativo para os alunos, no segundo momento foi aplicado uma tecnologia adaptada para a realidade dos estudantes elaborada pelos autores, denominado jogo da memória e, no terceiro momento foi utilizado como atividade complementar a dinâmica dos balões onde estimulou-se uma competição de conhecimentos. Participaram da ação educativa 58 alunos, sendo 36 homens e 22 mulheres, na faixa etária prevalente de 15 a 17 anos. Percebeu-se que a maioria dos alunos desconheciam a doença como sexualmente transmissível assim como sua prevenção e a existência do teste rápido como forma de diagnóstico, mas já tinham ouvido falar e sabiam que a sífilis tem cura. Conclusão: Vale ressaltar a importância de ações que visem à prevenção da doença através de tecnologias inovadoras. Sendo de suma importância para que o processo de ensino-aprendizagem se consolide.

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Como Citar
FonsecaA. C. M., BatistaA. B. G., SantosA. P. dos, LeãoE. da C., GarciaG. K. C. S., CostaH. de P. G. da, PrazeresP. do S. C., RaiolI. F., MirandaS. de A., & AraújoM. R. de S. (2020). Inovações tecnológicas na abordagem de sífilis adquirida na adolescência para estudantes de uma escola estadual do Pará: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (41), e2234. https://doi.org/10.25248/reas.e2234.2020
Seção
Relatos de Experiência