Aplicabilidade de atividades lúdicas como parâmetro na recognição do Alzheimer precoce na atenção básica de saúde

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Shirley Aviz de Miranda
Bruno Jáy Mercês de Lima
Yves de Luka Miranda dos Santos
Nádia Oliveira Aires
Rosiany Pires França
Eva Campos Souza
Malena Gabriele Duarte Duarte
Kamila Braga da Silva
Ana Karolina Oliveira dos Santos Aguiar
Carolyna Magno Corvello
Ana Alice Matias Ambé
Emanoel Silva Cardoso
Bárbara Cohen Monteiro
Jéssica de Nazaré Souza Ferreira
Keiliane Costa Oliveira

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por meio de atividades lúdicas no rastreamento para identificação precoce da Doença de Alzheimer (DA) com idosos do projeto de extensão “Idoso Saudável”, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA) em Belém. Relato de experiência: Foram realizadas práticas recreativas e ainda utilização de metodologias ativas, tais como o uso de dinâmicas, a fim de fortalecer o processo de construção de conhecimento, além disso, houve a aplicação adaptada do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) para rastreio prévio da Doença de Alzheimer e avaliação da capacidade neurocognitiva dos participantes. O uso da tecnologia remodelada permitiu visualizar reflexo tardio, desordem cognitiva e percepção da alteração dos sentidos sensoriais Considerações finais: É essencial a execução de ações educativas que visem rastreamento e detecção de diagnóstico prévio, e ainda rever a inserção de metodologias adaptáveis para trabalhar a flexibilidade na demanda da atenção básica de saúde.

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Como Citar
MirandaS. A. de, LimaB. J. M. de, SantosY. de L. M. dos, AiresN. O., FrançaR. P., SouzaE. C., DuarteM. G. D., SilvaK. B. da, AguiarA. K. O. dos S., CorvelloC. M., AmbéA. A. M., CardosoE. S., MonteiroB. C., FerreiraJ. de N. S., & OliveiraK. C. (2020). Aplicabilidade de atividades lúdicas como parâmetro na recognição do Alzheimer precoce na atenção básica de saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (44), e2250. https://doi.org/10.25248/reas.e2250.2020
Seção
Relatos de Experiência