Aplicabilidade de atividades lúdicas como parâmetro na recognição do Alzheimer precoce na atenção básica de saúde
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por meio de atividades lúdicas no rastreamento para identificação precoce da Doença de Alzheimer (DA) com idosos do projeto de extensão “Idoso Saudável”, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA) em Belém. Relato de experiência: Foram realizadas práticas recreativas e ainda utilização de metodologias ativas, tais como o uso de dinâmicas, a fim de fortalecer o processo de construção de conhecimento, além disso, houve a aplicação adaptada do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) para rastreio prévio da Doença de Alzheimer e avaliação da capacidade neurocognitiva dos participantes. O uso da tecnologia remodelada permitiu visualizar reflexo tardio, desordem cognitiva e percepção da alteração dos sentidos sensoriais Considerações finais: É essencial a execução de ações educativas que visem rastreamento e detecção de diagnóstico prévio, e ainda rever a inserção de metodologias adaptáveis para trabalhar a flexibilidade na demanda da atenção básica de saúde.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.