Desenvolvimento e aplicação de uma tecnologia educacional para auxiliar a comunicação entre o deficiente auditivo e enfermeiro: relato de experiência
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Desenvolver e aplicar uma tecnologia educacional para auxiliar a comunicação entre o deficiente auditivo e enfermeiro. Relato da Experiência: Tratou-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, em que na primeira etapa, se desenvolveu uma tecnologia educativa, a partir da pesquisa bibliográfica, e na segunda etapa aplicou-se através da Educação Permanente realizada com enfermeiros atuantes do Serviço Público de Saúde. Após a verbalização do tema, da apresentação da tecnologia e de todos terem participado de forma efetiva e correta da dinâmica, abriu-se um espaço para perguntas, possíveis dúvidas e complementação do tema a fim de um retorno avaliativo dos enfermeiros. Sendo a atividade avaliada como positiva pelos enfermeiros da Unidade. Conclusão: A inclusão da pessoa surda nos Sistemas Públicos de Saúde é um desafio. Ter uma tecnologia que visa a comunicação pelo uso da língua brasileira de sinais (Libras), evidência a importância do profissional de enfermagem em ter o domínio das Libras e, facilitaria a comunicação clara entre o enfermeiro e a pessoa surda em todos os serviços de saúde.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.