Ação educativa para as gestantes na promoção da “Golden hour”: relato de experiência

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rafaela Pereira de Sena
Gabriela Nascimento de Souza
Luiza Alessandra Oliveira Monteiro
Yenne Patrícia Rodrigues de Souza
Yves de Luka Miranda dos Santos
Maria Rute de Souza Araújo
Silvia Cristina Santos da Silva
Rodrigo Maia da Silva
Jorgeany Soares Parente

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência vivenciada pela atividade educativa para gestantes na promoção da Golden hour, realizada em uma Estratégia Saúde da Família (ESF), no município de Belém-PA. Relato da experiência: Foi realizada uma roda de conversa no qual abordou-se o tema "Golden hour”, enfatizando sua importância na vida do recém-nascido e da mãe, de forma crítica-reflexiva observou-se a visão e o interesse que as mesmas manifestaram sobre tais assuntos. O uso das metodologias ativas permitiu as gestantes aquisição de novos conhecimentos sobre a temática e um repensar da importância de saber sobre seus direitos e ainda com uso de dinâmicas envolvendo músicas, balões e perguntas relacionadas ao assunto desenvolvido, foi percebido carências de informações e orientações dos profissionais de saúde para com as gestantes sobre a importância do tema. Além disso, para esse estudo foi disponibilizado tecnologias em forma de folhetos educativos, no qual continham orientações e conhecimentos acerca da hora de ouro. Considerações Finais: É necessário o empoderamento feminino para garantir esses direitos, assim como a sensibilização dessas mulheres pelos profissionais de saúde afim de reduzir a morbimortalidade neonatal seguindo os cuidados corretos das boas práticas desta primeira hora.


 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SenaR. P. de, SouzaG. N. de, MonteiroL. A. O., SouzaY. P. R. de, SantosY. de L. M. dos, AraújoM. R. de S., SilvaS. C. S. da, SilvaR. M. da, & ParenteJ. S. (2020). Ação educativa para as gestantes na promoção da “Golden hour”: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (40), e2291. https://doi.org/10.25248/reas.e2291.2020
Seção
Relatos de Experiência