Construção de uma tecnologia educacional sobre depressão no período gravídico e puerperal: um relato de experiência

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Dhessica Victoria Rodrigues de Souza
Dermini de Sousa Ferreira
Livia Regina da Silveira Cardoso Furtado
Maria Eliete da Aviz Rosa
Maria Francilene da Silva Garcia
Yuri Djalma Sousa Costa
Rubenilson Caldas Valois

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência sobre a produção e aplicação de uma tecnologia em forma de cartilha educativa para informar e orientar mulheres grávidas e puérperas sobre a depressão, abordando os temas como origem da depressão, baby blues, faixa etária de maior incidência. Após a construção ocorreu a aplicação da tecnologia com mulheres grávidas e puérperas no dia 29 de outubro de 2019. Relato de experiência: Um grupo de discentes do primeiro e segundo semestre do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia do curso de enfermagem construíram e aplicaram uma tecnologia educativa na forma de cartilha utilizando a temática depressão no período gravídico e puerperal, abordando as principais modificações fisiológicas neste período. Esta atividade foi desenvolvida em duas etapas: a primeira envolveu a construção da cartilha através de pesquisas bibliográficas relacionadas a temática; posteriormente a cartilha pronta foi aplicada durante uma reunião com gravidas e puérperas atendidas em uma instituição pública conveniada com o Centro Universitário Metropolitano da Amazônia. Conclusão: A elaboração dessa tecnologia proporcionou o compartilhamento de informações para melhor esclarecer a causas e os tratamentos para depressão durante e após o parto, além de fortalecer a necessidade de acompanhamento com equipe multiprofissional e a importância do apoio familiar.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
de SouzaD. V. R., FerreiraD. de S., FurtadoL. R. da S. C., RosaM. E. da A., GarciaM. F. da S., CostaY. D. S., & ValoisR. C. (2020). Construção de uma tecnologia educacional sobre depressão no período gravídico e puerperal: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (39), e2365. https://doi.org/10.25248/reas.e2365.2020
Seção
Relatos de Experiência