Construção de uma tecnologia educacional sobre depressão no período gravídico e puerperal: um relato de experiência
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Relatar a experiência sobre a produção e aplicação de uma tecnologia em forma de cartilha educativa para informar e orientar mulheres grávidas e puérperas sobre a depressão, abordando os temas como origem da depressão, baby blues, faixa etária de maior incidência. Após a construção ocorreu a aplicação da tecnologia com mulheres grávidas e puérperas no dia 29 de outubro de 2019. Relato de experiência: Um grupo de discentes do primeiro e segundo semestre do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia do curso de enfermagem construíram e aplicaram uma tecnologia educativa na forma de cartilha utilizando a temática depressão no período gravídico e puerperal, abordando as principais modificações fisiológicas neste período. Esta atividade foi desenvolvida em duas etapas: a primeira envolveu a construção da cartilha através de pesquisas bibliográficas relacionadas a temática; posteriormente a cartilha pronta foi aplicada durante uma reunião com gravidas e puérperas atendidas em uma instituição pública conveniada com o Centro Universitário Metropolitano da Amazônia. Conclusão: A elaboração dessa tecnologia proporcionou o compartilhamento de informações para melhor esclarecer a causas e os tratamentos para depressão durante e após o parto, além de fortalecer a necessidade de acompanhamento com equipe multiprofissional e a importância do apoio familiar.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.