Oficina de malabares como estratégia para estimular a prática de atividade física e qualidade de vida no Programa Saúde na Escola: relato de experiência
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Relatar a experiência de intervenção com a oficina de malabares junto aos escolares do 4º e 5º ano de uma Escola Municipal de Maringá/PR a fim de estimular a prática de atividade física e melhora na qualidade de vida. Relato de experiência: A intervenção, foi definida por meio de uma oficina de malabares, a partir de uma proposta metodologia lúdica e pedagógica realizada com escolares do 4º e 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Maringá/PR em conjunto ao Programa Saúde na Escola, a estrutura do trabalho foi organizada em três etapas: a) Indicadores Epidemiológicos; b) Planejamento Participativo com Word Café; e c) Oficina de Malabares. Considerações finais: A experiência proporcionou uma prática lúdica e diferenciada de atividade física, contribuindo para a possibilidade de prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e ainda, proporcionou integração entre Unidade Básica de Saúde, Escola Municipal e Instituição de Ensino Superior no Programa Saúde na Escola. A aplicação da Oficina de Malabares apresentou como resultados comportamentais diretos a interação social, fortalecimento da criatividade, trabalho em equipe, além da coordenação motora e equilíbrio dos escolares.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.