Oficina de malabares como estratégia para estimular a prática de atividade física e qualidade de vida no Programa Saúde na Escola: relato de experiência

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Ana Flávia Sela
Amauri Valente Gomes Júnior
Julia do Lago Bataglia
Ana Beatriz Tiemy de Oliveira Iamaguti
Marília de Souza Horikawa
Vinícius Caporicci Calça
Lourdes Maria Bezerra de Souza Santana
Felipe Thomaz de Aquino
Isabella Schneider Brito
Marcos Benatti Antunes

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de intervenção com a oficina de malabares junto aos escolares do 4º e 5º ano de uma Escola Municipal de Maringá/PR a fim de estimular a prática de atividade física e melhora na qualidade de vida. Relato de experiência: A intervenção, foi definida por meio de uma oficina de malabares, a partir de uma proposta metodologia lúdica e pedagógica realizada com escolares do 4º e 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Maringá/PR em conjunto ao Programa Saúde na Escola, a estrutura do trabalho foi organizada em três etapas: a) Indicadores Epidemiológicos; b) Planejamento Participativo com Word Café; e c) Oficina de Malabares. Considerações finais: A experiência proporcionou uma prática lúdica e diferenciada de atividade física, contribuindo para a possibilidade de prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e ainda, proporcionou integração entre Unidade Básica de Saúde, Escola Municipal e Instituição de Ensino Superior no Programa Saúde na Escola. A aplicação da Oficina de Malabares apresentou como resultados comportamentais diretos a interação social, fortalecimento da criatividade, trabalho em equipe, além da coordenação motora e equilíbrio dos escolares.

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Como Citar
SelaA. F., Gomes JúniorA. V., BatagliaJ. do L., IamagutiA. B. T. de O., HorikawaM. de S., CalçaV. C., SantanaL. M. B. de S., AquinoF. T. de, BritoI. S., & AntunesM. B. (2020). Oficina de malabares como estratégia para estimular a prática de atividade física e qualidade de vida no Programa Saúde na Escola: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (42), e2448. https://doi.org/10.25248/reas.e2448.2020
Seção
Relatos de Experiência