Prevalência de Staphylococcus aureus isolados nas mãos de profissionais da saúde em um hospital no estado de Minas Gerais, Brasil (2018)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lourimar Viana Nascimento Franco de Sousa
Adhemar Dias Figueiredo
Enes Candido Damacena Junior
Gisele Maria de Sousa
Jaques Berman
João da Mata Maya Neto
Kissila Zacche Lopes de Andrade
Maria de Fátima Costa da Conceição
Geiel Silva dos Passos
Elder Oliveira da Silva

Resumo

Objetivo: O presente estudo teve como objetivo investigar a prevalência de Staphylococcus áureos isolados das mãos dos profissionais da Saúde do Hospital Municipal de Governador Valadares (HMGV), Minas Gerais (Brasil). Métodos: Foi realizado um estudo observacional, descritivo, quantitativo, realizada em maio de 2018. A amostra foi composta por 103 (cento e três) profissionais de saúde incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia e fisioterapeutas. A identificação do Staphylococcus áureos foi realizada utilizando Ágar Manitol para o isolamento das amostras e através dos testes de catalase, coagulase e DNAse para identificação das mesmas. Resultados: Dos 103 profissionais avaliados, 21 se encontravam colonizados, demonstrando uma prevalência de 20,39%. Para determinar a sensibilidade das amostras foi utilizado o método de disco-difusão em Ágar, onde 100% das cepas se mostraram sensíveis à linezolida, sendo a azitromicina o antimicrobiano com maior resistência (83,33%). Conclusão: Foi possível demonstrar que, quando a higienização das mãos é realizada de maneira correta, promove a redução consideravelmente da presença de Staphylococcus áureos. Portanto, a capacitação dos profissionais, em aderir a práticas de higienização, associadas aos cuidados na prescrição de antimicrobianos, contribuem para a prevenção da disseminação destes microrganismos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SousaL. V. N. F. de, FigueiredoA. D., Damacena JuniorE. C., SousaG. M. de, BermanJ., NetoJ. da M. M., de AndradeK. Z. L., da ConceiçãoM. de F. C., PassosG. S. dos, & SilvaE. O. da. (2020). Prevalência de Staphylococcus aureus isolados nas mãos de profissionais da saúde em um hospital no estado de Minas Gerais, Brasil (2018). Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(3), e2464. https://doi.org/10.25248/reas.e2464.2020
Seção
Artigos Originais