Tecnologias educativas na prevenção e cuidados de IST em populações de mulheres trans e travestis: uma revisão integrativa

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Camila Freire Albuquerque
Jennifer Martins Correia
Lucília de Fátima Santana Jardim
Alessandra Pinheiro Vidal
Sibele Naiara Ferreira Germano
Sheila Vitor da Silva

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura tecnologias e estratégias com foco no acolhimento, prevenção e tratamento do Human Immunodeficiency Virus (HIV) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) voltados a população de mulheres Trans e Travestis (TT), descrevendo e comparando-as a fim de discorrer sobre seus impactos e promover medidas assistenciais eficazes baseadas em evidências. Métodos: Utilizou-se bases de dados eletrônicas (LILACS, SciELO, MEDLINE/PubMed), nos idiomas inglês, português e espanhol, ficha de dados da Literatura adaptada da Ficha de Ursi para atender a modicidade das análises. Resultados: O artigo obteve uma amostra final de 10 artigos, observou-se a tendência a ações de educação voltadas a mudanças em comportamentos de risco, encaminhamento para testes e vinculação ao tratamento de HIV e outras ISTs, melhoria no acesso a serviços sociais e de saúde, mudanças no conhecimento sobre HIV e Profilaxia Pré-Exposição(PrEP), suporte social e emocional. Considerações finais: As obras demonstram um perfil de intervenção baseado em grupos de apoio; empoderamento e participação da comunidade nas práticas de saúde, apropriação e desenvolvimento de aplicativos, tendo como base a telessaúde como foco nas necessidades intrínsecas desse público. Observa-se a necessidade de suporte psicológico associado a práticas de prevenção e maior capacitação das equipes de saúde durante o acolhimento e tratamento desta comunidade.

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Como Citar
AlbuquerqueC. F., CorreiaJ. M., JardimL. de F. S., VidalA. P., GermanoS. N. F., & SilvaS. V. da. (2022). Tecnologias educativas na prevenção e cuidados de IST em populações de mulheres trans e travestis: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(6), e2504. https://doi.org/10.25248/reas.e2504.2022
Seção
Revisão Bibliográfica