Cuidados com o corpo entre alunos do ensino básico: uma revisão integrativa
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura para identificar os cuidados corporais mais relevantes entre alunos do ensino básico e quais fatores estão associados a estes cuidados. Métodos: Os bancos de dados utilizados: Biblioteca virtual em saúde do adolescente (Adolec) (n=159); National Library of Medicine (Pubmed) (n=2); Biblioteca Virtual em saúde (BVSaúde) (n=9); Scientific Electronic Library Online (Scielo) (n=46) e Google Acadêmico (n=34). Os artigos selecionados faziam abordagem aos cuidados com a saúde entre escolares de 5 a 18 anos a partir da percepção que os mesmos tinham de seu corpo. Foram utilizados apenas artigos originais e com realização no Brasil. No total, foram encontrados 250 artigos, destes, 241 foram excluídos pelo título, 27 excluído pelo resumo e 1 excluído pela duplicidade, ficando apenas 3 para fazer parte desta revisão. Resultados: Percebemos que os estudos evidenciaram que os escolares estão insatisfeitos com seus corpos e que os mesmos não têm cuidados corporais indicados. Nos estudos foi exposto que tal insatisfação pode afetar diretamente na saúde e bem-estar. Considerações finais: Percebe-se ações em saúde no ambiente escolar, caso fossem desenvolvidas, poderiam permitir aos escolares acesso aos conhecimentos sobre como cuidar do seu corpo e por fim, ter uma saúde melhor.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.