Simulação realística na identificação do pé diabético em idosos: relato de experiência

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Michelle Quaresma Cardoso
Rayssa Silva Lima
Nábia Pereira Pedreira
Patrícia Santos da Silva
Maria Eduarda Libório Martins
Mariane Cristina Monteiro de Sena
Samyres Sousa Ferreira
Watna Deusalina dos Reis Santos
Paula Regina Barbosa de Almeida
Viviane Ferreira Ferraz de Aguiar

Resumo

Objetivo: realizar uma Simulação Realística com acadêmicos de enfermagem na identificação do pé diabético em idosos. Detalhamento do caso: a atividade foi realizada com a turma do primeiro semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará por meio de uma metodologia atual de ensino chamada de Simulação Realística que consistiu em uma atuação dos papéis de enfermeiro e paciente para possibilitar o entendimento do exame físico do pé diabético e quais as possíveis intervenções e orientações adequadas ao paciente idoso. As acadêmicas responsáveis pela realização da atividade obtiveram o aprimoramento na identificação de lesões e deformações características do pé diabético, assim como a compreensão dos cuidados específicos deste quadro clínico nos idosos. Considerações Finais: foi possível observar a importância de mecanismos inovadores para o aprendizado, pois a simulação realística permite com que o aluno torne-se menos ansioso no momento das aulas práticas ou estágios. Além do melhor entendimento sobre a temática do pé diabético nos idosos e suas intervenções.

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Como Citar
CardosoM. Q., LimaR. S., PedreiraN. P., da SilvaP. S., MartinsM. E. L., de SenaM. C. M., FerreiraS. S., SantosW. D. dos R., AlmeidaP. R. B. de, & de AguiarV. F. F. (2020). Simulação realística na identificação do pé diabético em idosos: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(2), e2636. https://doi.org/10.25248/reas.e2636.2020
Seção
Relatos de Experiência