O ensino de implantodontia nas graduações brasileiras de odontologia: um estudo transversal

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Luan Viana Faria
Gisele Aparecida de Oliveira
Maria Eduarda Povoleri Grázzia
Yuri de Lima Medeiros
Danielle Fernandes Lopes
Isabel Cristina Gonçalves Leite

Resumo

Objetivo: Fornecer uma visão geral da atual oferta da disciplina de implantodontia nos cursos de Odontologia das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, incluindo as características curriculares da disciplina.  Métodos: Foram analisadas as grades curriculares disponibilizadas em ferramentas online, como os sítios web oficial ou os e-mails de coordenadores de cursos de todas as IES de odontologia dos estados sul e sudeste do Brasil, cadastradas no portal e-MEC do Ministério da Educação.  Resultados: 36 (16,51%) eram escolas públicas e 182 (83,48%) privadas, sendo que IES públicas oferecem mais a disciplina que IES privadas (86,1% contra 54,9%, p<0,001). Quando administrado, o conteúdo de implantodontia se dá de forma teórica em mais de 60% dos casos (p=0,723), independente da natureza do curso. Tanto nas públicas quanto nas privadas, a disciplina é mais frequentemente ofertada como obrigatória, 67,7% e 92,3% respectivamente, embora com frequências estatisticamente diferentes (<0,001). A carga horária média é de 60,97h, nas públicas é de 53,29h (DP=23,943) e nas privadas de 63,99h (DP=34,627). Conclusão: Grande parte das IES da região sul e sudeste do Brasil, especialmente as instituições particulares, ainda não ofertam a disciplina de implantodontia. Quando ofertada, a disciplina tende a ser obrigatória e teórica.

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Como Citar
FariaL. V., de OliveiraG. A., GrázziaM. E. P., MedeirosY. de L., LopesD. F., & LeiteI. C. G. (2020). O ensino de implantodontia nas graduações brasileiras de odontologia: um estudo transversal. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(4), e2672. https://doi.org/10.25248/reas.e2672.2020
Seção
Artigos Originais